

O mais novo Gripen E da FAB está no Brasil. O mais novo Saab Gripen E da Força Aérea Brasileira (FAB) já está no Aeroporto de Navegantes–SC. Como esperado, o caça chegou ao Brasil ontem a noite, após cerca de 20 dias de viagem marítima a bordo do navio MV Fortunagracht.

Fabricado pela Saab em Linköping, no sul da Suécia, o FAB 4111 foi embarcado no porto de Norrköping, de onde partiu o MV Fortunagracht no último dia 23 de outubro, para uma viagem de mais de dez mil quilômetros até Navegantes, em Santa Catarina.

“É uma operação complexa que requer um minucioso planejamento e coordenação de diversos atores, internos e externos à Força Aérea Brasileira”, explicou o Coronel Aviador Claucio Oliveira Marques, gerente do Projeto F-X2, da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), responsável pela coordenação geral da Operação Navegantes. “Esse processo exige coordenação e participação ativa do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA) no âmbito federal e estadual”, complementa o Oficial.

O caça foi desembarcado do MV Fortunagracht por volta das 20h50 (horário local). Como ocorreu em todas as outras operações anteriores, o translado do jato de combate até o hangar no Aeroporto Ministro Victor Konder, distante cerca de dois quilômetros, foi realizado pelas ruas de Navegantes. O trajeto leva cerca de 25 minutos sendo acompanhado por muitos populares.

O translado por terra do porto ao aeroporto é um processo que requer muita atenção de todos envolvidos, como explica o Coronel Aviador Claucio Oliveira Marques. “É, sem dúvida, o momento de maior engajamento de todos, haja vista a segurança requerida para esse percurso que, apesar de curto, apresenta diversos pontos de atenção”, esclarece. “É, também, o momento no qual, normalmente, a população tem a oportunidade de ver de perto o imponente caça de última geração da Força Aérea”, complementa.

Conforme o presidente da COPAC, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Projeto FX-2 é resultado de uma série de interações feitas com diversas organizações do Comando da Aeronáutica e com a Saab. “O mais importante é esta satisfação de podermos entregar à Força Aérea mais uma capacidade, ou seja, um poderoso vetor, para continuar a cumprir com excelência a missão constitucional de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro”, destaca.

No hangar da Havan, empresa contratada pela Saab para acomodar o caça logo após a sua chegada no Aeroporto de Navegantes, os técnicos da Saab vão instalar alguns componentes no F-39E, incluindo o assento ejetável e o kit de sobrevivência, além do abastecimento e preparo de acionamento em solo. Vale lembrar que a aeronave ainda não foi entregue a FAB, estando ainda guarda do fabricante.
A expectativa é que a decolagem do FAB 4111 para a Base Aérea de Anápolis–GO, sede do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”, aconteça no início da próxima semana.

Resumo das entregas dos caças Saab Gripen E para a FAB:
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO