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O Il-96-400M poderá ser o novo Posto de Comando Aerotransportado da Força Aérea da Rússia

15 de outubro de 2020
Linda imagem do RF-93645 decolando de um aeroporto russo neste ano de 2020 (Foto: Artyom Kuzhlev – AviMedia).

Uma fonte da indústria aeronáutica russa, relatou para a agência de notícias estatal TASS, que a United Aircraft Corporation (UAC), estaria trabalhando no projeto da nova aeronave de Comando Aerotransportado, das Forças Aerospaciais Russas (RF VKS). Ela seria baseada no novo quadrimotor comercial Ilyushin Il-96-400M, que está em fase avançada de produção. A nova aeronave, conhecida popularmente como “avião do juízo final”, substituiria os atuais Il-86VKP, em serviço desde o início da década de 1990.

O Il-96-400M é uma versão totalmente modernizada, do quadrimotor IL-96-400, e representa uma aposta solo da Rússia no segmento de aeronaves de grande porte. A nova aeronave, com capacidade de transportar até 400 passageiros, deverá entrar no mercado entre 2021 e 2022.

O novo Il-96-400M na linha de produção da fábrica da VASO – Voronezh Aircraft Production Association , do Grupo UAC (Foto: VASO).

O atual Posto de Comando Aerotransportado (VKP – Vozdooshniy Komanndniy Poonkt) das Forças Aerospaciais Russas (RF VKS), é o Il-86VKP “Aimak”, também chamado de Il-80 ou Il-87, e que a OTAN identifica pelos códigos “Camber” ou “Maxidome”. Ele é o equivalente russo do Boeing E-4B da USAF, cuja missão principal é servir como escritório avançado para o Presidente da República e seu alto escalão, durante um cenário catastrófico de crise nuclear. Trata-se de uma das aeronaves mais enigmáticas da RF VKS, e informações sobre seus sistemas, componentes, e até mesmo imagens internas, são extremamente raras.

Existem quatro Il-86VKP, que foram desenvolvidos a partir das últimas unidades comerciais do Il-86, produzidos pela soviética Ilyushin Design Bureau. A primeira unidade teria voado pela primeira vez em maio de 1985, e sido entregue em 1992, ano em que surgiram as primeiras imagens para o ocidente. Não há informações precisas sobre a atual operacionalidade dos quatro aviões.

Os quatro irmãos juntos em Chkalovsky em 2011 (Foto: Evgeny Volkov).

Coincidentemente a chegada das aeronaves ocorreu justamente no período da queda do regime comunista e o fim da União Soviética. Informações sensíveis sobre os seus sistemas teriam sido repassadas para o ocidente, abrindo o projeto para os inimigos em potencial.

Originalmente o quarteto de Il-86VKP recebeu as matriculas soviéticas CCCP-86146 à CCCP-86149, e foram designados para a 8ª Divisão de Aviação Especiais, sediados na Base Aérea de Chkalovsky, a cerca de 30 km nordeste de Moscou. Com o passar dos anos as matrículas foram alteradas, e atualmente as aeronaves ostentam as marcas da força aérea (ver tabela abaixo).

  • RF-93642 (ex. CCCP-86146 e RA-86146)
  • RF-93645 (ex. CCCP-86147 e RA-86147)
  • RF-86148 (ex. CCCP-86148)
  • RF-86149 (ex. CCCP-86149)
Il-86VKP, RF-93645 aproximando para pouso em Chkalovsky em 2018. Observe na parte traseira, uma protuberância, onde está o guincho da antena de 4km de VLF (Foto: Ruslan Borovik).

A principal modificação externa entre o Il-86 comercial e o IL-86VKP, é a chamativa “corcova” na parte superior da fuselagem, logo atrás da cabine de comando, onde estão os equipamentos SATCOM. Na parte superior traseira existem mais duas grandes antenas que chamam a atenção, além de várias outras pequenas carenagens à frente da empenagem vertical, na parte inferior, e na traseira, logo atrás do trem de pouso principal. Próximo ao estabilizador horizontal, no lado esquerdo inferior, existe uma protuberância que guarda um guincho para uma antena VLF, extensível de 4 km de comprimento, possivelmente para se comunicar com os SSBN (submarinos nucleares). Ao longo da fuselagem estão distribuídas diversas antenas para comunicações que abrangem quase todo espectro eletromagnético.

Il-86VKP, RF-93642, decolando de Chkalovsky em 2020 (Foto: Alexander Mishin).

Todas as janelas e saídas de emergência foram removidas, para minimizar exposição dos tripulantes e passageiros às eventuais radiações nucleares. Sob as asas, próximo à fuselagem, foram instalados dois pods de 9,5 metros de comprimento e 1,3 metros de diâmentro, que contém geradores elétricos para suportar a demanda extra da aeronave. Um sistema datalink, oferece comunicação de dados segura para os usuários. Todos Il-86VKP possuem sondas para reabastecidos em voo.

Por se tratar de aeronave altamente sigilosa, cujas informações são classificadas, sabe-se que elas passaram por várias atualizações e modernizações de equipamentos e sistemas, entretanto trata-se de um projeto soviético dos anos 1980, que está em fase final de vida util. Os novos Il-96-400M trarão novas capacidades e, principalmente alto desempenho com novos motores e aviônicos.

Filmagem da movimentação na base de Chkalovsky em outubro 2019 (Fonte: Вячеслав Лукин).

@FFO

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