• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

O futuro CCA embarcado da US Navy será made in GA-ASI

20 de outubro de 2025
O futuro CCA embarcado da US Navy será made in GA-ASI. A Marinha dos EUA contratou a GA-ASI para criar uma Aeronave de Combate Colaborativa (CCA) modular para operar em porta-aviões. Foto: GA-ASI.
O futuro CCA embarcado da US Navy será made in GA-ASI. A Marinha dos EUA contratou a GA-ASI para criar uma Aeronave de Combate Colaborativa (CCA) modular para operar em porta-aviões. Foto: GA-ASI.

O futuro CCA embarcado da US Navy será made in GA-ASI. A US Navy concedeu à General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) um contrato para desenvolver ideias para uma Collaborative Combat Aircraft (CCA) que auxiliará a futura ala aérea dos porta-aviões.

O objetivo é simples. É dotar a US Navy co, UAS capazes de voar ao lado das futuras aeronaves tripuladas, seja ela os F-35 e o futuro F/A-XX.

A abordagem da GA-ASI baseia-se na modularidade, o que significa que as plataformas podem ser rapidamente alteradas ou aprimoradas para atender às necessidades de missão em constante mudança.

O contrato mais recente da empresa segue os mesmos passos do realizado com a USAF, onde a GA-ASI foi selecionada para projetar e pilotar o primeiro protótipo do CCA, o YFQ-42A. Ela compete pelo contrato final com o Anduril YFQ-44. Essa aeronave, um caça não tripulado representativo da produção, iniciou os testes de voo em agosto, marcando um marco importante na iniciativa do Pentágono de sistemas de combate não tripulados colaborativos.

“Estamos honrados com o voto de confiança da US Navy e ansiosos para colocar o que construímos em prática para a futura frota”, disse o presidente da GA-ASI, David R. Alexander. “Ninguém tem mais experiência do que nós com aeronaves de combate não tripuladas, e estamos aproveitando isso para auxiliar a Marinha a colocar essa capacidade na cabine de comando rapidamente”.

Aeronaves de Combate Colaborativas são drones semiautônomos, movidos a jato, projetados para operar em conjunto com caças tripulados. Produzidos em maiores quantidades e a um custo menor, os CCAs podem realizar missões de alto risco, expandir a cobertura de sensores e aprimorar a capacidade de ataque das unidades aéreas dos porta-aviões sem expor os pilotos a perigos.

A GA-ASI tornou todas as suas plataformas de combate não tripuladas recentes compatíveis com o padrão AMS-GRA, incluindo o XQ-67A, o YFQ-42A e o MQ-20 Avenger. A Estação de Detecção Off-Board XQ-67A da empresa, desenvolvida sob contrato com o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, realizou seu primeiro voo em 2024.

A empresa irmã da GA-ASI, a General Atomics Electromagnetic Systems (GA-EMS), também é responsável pela fabricação do Sistema Eletromagnético de Lançamento de Aeronaves (EMALS) e do Equipamento Avançado de Parada (AAG) para porta-aviões da Marinha dos EUA.   Essas tecnologias substituíram as antigas catapultas a vapor a bordo de porta-aviões da classe Ford, tornando mais fácil e rápido o lançamento e o resgate de aeronaves tripuladas e não tripuladas.

A GA-ASI também alcançou diversos marcos importantes em operações navais e de porta-aviões. Em 2023, seu demonstrador de decolagem e pouso curtos, o Mojave, foi lançado e recuperado a bordo do HMS Prince of Wales, da Marinha Real Britânica. Um ano depois, o Mojave decolou do navio de assalto anfíbio sul-coreano Dokdo e pousou em terra firme, comprovando ainda mais a maturidade da tecnologia não tripulada da GA-ASI com capacidade para porta-aviões.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login