O Ejército del Aire passa a ser o Ejército del Aire y del Espacio. Seguindo mesmo caminho de Israel e França, por exemplo, a Espanha agrega a denominação oficial de sua força aérea o termo “Espaço”, mostrando o seu novo campo de atuação. O Conselho de Ministros do Governo da Espanha aprovou no dia 27 de junho um Decreto Real pelo qual o atual Ejército del Aire (EdA) passará a se chamar Ejército del Aire y del Espacio (EdAE).
A crescente importância do espaço sideral no campo aeroespacial determina que as Forças Armadas, e especialmente a Força Aérea, consigam monitorar o espaço, garantindo sua segurança e liberdade de ação em prol dos interesses nacionais, o que exigirá o desenvolvimento e progressivo empoderamento de sistemas espaciais.
Como parte mais visível e representativa deste esforço de adaptação ao novo domínio do espaço, e em sintonia com as novas tarefas já assumidas de vigilância e controlo do espaço exterior e das capacidades incorporadas, considerou-se necessário proceder a uma formalização mudança no nome da Força Aérea Espanhola. O EdAE é agora, com o Armée de l’Air et de l’Espace (AAE), a segunda força aérea europeia a adotar a capacidade espacial oficialmente a sua denominação.
@CAS