

O Congresso Americano apoia o pedido mínimo para o F/A-XX da US Navy e apoio integral o F-47 da USAF. O Congresso dos EUA prometeu alocar somente uma fração do financiamento necessário para o programa F/A-XX da US Navy, ao mesmo tempo que, deu apoio integral ao desenvolvimento do caça F-47 da USAF.
A versão provisória da Lei de Autorização de Defesa Nacional de 2026, divulgada na segunda-feira 8/12, inclui aproximadamente US$ 2,6 bilhões para o programa F-47 da USAF e somente US$ 74 milhões para o desenvolvimento do caça de sexta geração da USN, ainda sem nome definido. Os números parecem refletir uma vitória da Casa Branca e do Pentágono sobre os legisladores que pressionaram para que o projeto do substituto do F/A-18 Super Hornet e da aeronave de guerra eletrônica EA-18, há muito proposto, fosse iniciado ainda este ano.
“Tomamos a decisão estratégica de investir tudo no F-47… devido à nossa convicção de que a base industrial só consegue lidar com um avanço rápido em um programa no momento, e à prioridade presidencial de investir tudo no F-47 e acertar nesse programa, mantendo a opção do F/A-XX para o futuro”, disse um oficial de defesa dos EUA a repórteres durante a apresentação do orçamento em junho de 2026, FY2026/27.
Conforme o resumo do projeto de lei da maioria na Câmara, o F/A-XX receberá menos de 1% dos US$ 38 bilhões que a Lei de Autorização de Defesa Nacional (NDAA) destinaria ao desenvolvimento, aquisição e modernização de aeronaves militares. No entanto, a lei orçamentária de 2026 ainda não foi divulgada, o projeto de conciliação orçamentária pode adicionar verbas e o programa também pode, como já ocorreu no passado, receber fundos por meio de contas sigilosas.
Em março, foi noticiado que a Marinha estava perto de escolher a Boeing ou a Northrop Grumman para fabricar as futuras aeronaves. No entanto, nenhum anúncio foi feito e a solicitação para 2026 foi de somente US$ 74 milhões, um valor muito inferior aos US$ 454 milhões recebidos no ano anterior.
O secretário de Defesa, Pete Hegseth, ecoou as preocupações da Casa Branca sobre a busca da Marinha por um caça de próxima geração, afirmando em uma carta aos legisladores que o Pentágono “apoia fortemente o pedido original para o ano fiscal de 2026 de reavaliação do programa F/A-XX devido a preocupações com a base industrial de dois programas de sexta geração ocorrendo simultaneamente”.
Diversos legisladores, incluindo o senador Mitch McConnell, republicano do Kentucky, expressaram abertamente seu desejo de manter o programa em funcionamento.
“As dúvidas do Pentágono sobre o caça de sexta geração da Marinha, o F/A-XX, atrasaram seu desenvolvimento e geraram centenas de milhões em custos de extensão de contrato”, escreveu McConnell na semana passada em um artigo de opinião para o Wall Street Journal. “Se o departamento decidisse, Trump poderia lançar um programa que garantiria que o porta-aviões permanecesse a principal plataforma de projeção de poder dos Estados Unidos nas próximas décadas.”
O valor final do financiamento para o futuro caça da Marinha continua indefinido. Em julho, a Câmara dos Representantes aprovou sua versão do projeto de lei de dotações para a defesa de 2026, destinando US$ 972 milhões para o F/A-XX.
“O Comitê entende que a necessidade de um caça de sexta geração permanece inalterada e observa enfaticamente que o programa F-47 da Força Aérea não é intercambiável com o programa de aeronaves capazes de operar em porta-aviões da Marinha”, escreveram os membros da Câmara responsáveis pela alocação de recursos, acrescentando que “ambos os programas são partes necessárias da futura guerra conjunta e a falha na implementação do programa F/A-XX da Marinha arrisca deixar os EUA perigosamente em desvantagem em um conflito de alto nível”.
O orçamento de reconciliação aprovado naquele mesmo mês incluía US$ 750 milhões para agilizar a aquisição da aeronave FA/XX. O Senado ainda não votou sua versão do projeto de lei de dotações, que inclui US$ 1,4 bilhão para esse fim.
O pedido de consulta pública da NDAA solicita um relatório sobre o programa F-47 com detalhes sobre os “custos projetados, cronograma e necessidades de financiamento” até 2034. Os legisladores também estão solicitando detalhes sobre as estimativas de requisitos de estrutura de força, considerações sobre bases estratégicas, custos de construção, requisitos de treinamento de pessoal e uma estratégia para integrar unidades da Guarda Nacional Aérea e da Reserva da USAF em futuras operações de caça.
O Secretário da Força Aérea deve atender a essas solicitações até 1º de março de 2027. A aeronave deverá realizar seu primeiro voo em 2028.
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