O caos no aeroporto de Cabul. A derrota do governo do Afeganistão e ascensão do Talibã ao poder no domingo dia 15 de agosto, vem protagonizando cenas de caos, desespero e algumas inacreditáveis em Cabul e, em especial no Aeroporto Internacional Hamid Karzai onde parte da população se concentrou na expectativa de deixar o país. Parte dos afegãos vista o aeroporto estão entre os cidadãos que tem autorização para air do país. Outra grande parcela são de pessoas que querem fugir do Talibã a qualquer custo. E segundo a imprensa internacional, há também simpatizantes do novo regime, tetando impedir que pessoas fujam do Afeganistão, deixando assim de se submeter a punição, por terem traído os preceitos dos Talibã.
As cenas vistas nas ultimas 24 horas e divulgadas em redes sociais mostram diversas áreas do aeroporto tomadas, inclusive pátio, taxiways e pistas. Aeronaves taxiando em meio a uma multidão desesperada, onde oque menos importa é a segurança.
Um dos vídeos divulgados nas redes sociais exemplifica bem o caos instaurado no aeroporto. Um Boeing C-17A da USAF 02-1109 da 82nd AW/446th AW é visto taxiando cercado de pessoas, muitas das quais penduradas na aeronave. O C-17 consegue alinhar e decolar em meio a várias pessoas na pista. Ao menos duas pessoas conseguiram se manter agarradas a aeronave durante a decolagem, mas acabaram caído logo após a decolagem.
Em outro vídeo é possível ouvir tiros no aeroporto, onde informações iniciais dão conta que pelo menos três pessoas foram mortas por tiros no aeroporto de Cabul. Mais de 60 países, através de suas embaixadas, pedem para que afegãos e estrangeiros que queiram deixar Afeganistão sejam autorizadas.
@CAS