O caça F-CK-1 de Taiwan é visto com os mísseis anti-navio Hsiung Feng III. A mais recente iniciativa de Taiwan para reforçar suas capacidades ofensivas terrestre de longo alcance e antinavio é a integração do míssil antinavio Hsiung Feng III (HF-III) aos AIDC F-CK-1 Ching-Kuo.
O míssil é usado pelas corvetas da classe Tuo Chiang e pelas fragatas da classe Cheng Kung da Marinha de Taiwan, como um míssil antinavio supersônico. A integração de uma versão ar-mar dará a Taiwan um meio alternativo para lançar seu míssil antinavio, o que pode ser útil em ataques surpresa ou saturação.
O NCSIST desenvolveu o Hsiung Feng III como uma continuação do míssil antinavio subsônico Hsiung Feng II, os quais são uma contrapartida do RGM-84L Harpoon, fabricado nos EUA, que também é usado por Taiwan.
O míssil, alimentado por um motor ramjet, pode atingir uma velocidade de Mach 3,5 e um alcance de 400 km, orientado por um GPS/INS e um buscador de RF ativo de banda X.
Uma característica notável do Hsiung Feng III é seu tamanho compacto em comparação a outros mísseis antinavio supersônicos. Os canisters são ligeiramente maiores do que os mísseis antinavio subsônicos em serviço taiwanês, como o RGM-84L e o Hsiung Feng II. Esta é uma das razões pelas quais até mesmo as corvetas da classe Tuo Chiang podem transportar o míssil em números significativos.
Inicialmente visto em um F-CK-1, o HF-III deverá ser integrado a outras aeronaves da Republic of China Air Force (RoCAF), como os Lockheed F-16V e os Mirage 2000. O voo de ensaio feito este mês de fevereiro deve também anteceder um lançamento real, visando a certificação da versão ar-mar deste míssil antinavio.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS