• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

O caça F-313 ‘Stealth Jet’ do Irã retorna como um drone naval

21 de fevereiro de 2025
O caça F-313 ‘Stealth Jet’ do Irã retorna como um drone naval. Alinhamento de drones JAS-313. Foto: Rahbar Emamdadi/FARS News.

O caça F-313 ‘Stealth Jet’ do Irã retorna como um drone naval. O questionável F-313 Qaher, apresentado em 2013 como “o primeiro jato stealth do Irã”, reaparece em forma de drone a bordo do navio multimissão“Shahid Bahman Bagheri” (C110-4).

Em 1º de fevereiro de 2013, o Irã revelou seu chamado caça stealth nacional, o Qaher 313. O protótipo da aeronave designada F-313 foi apresentado ao presidente Mahmoud Ahmadinejad e exibido publicamente durante as cerimônias do Amanhecer dos Dez Dias, marcando o aniversário da Revolução Islâmica de 1979. Nos dias que antecederam a revelação, o Ministro da Defesa iraniano, Brigadeiro-General Ahmad Vahidi, afirmou: “A aeronave será diferente dos outros caças que o Irã já fabricou”.

Bem, certamente foi diferente.

O protótipo era de uma aeronave pequena. A cabine parecia muito pequena, tanto que um piloto normal não caberia corretamente no assento ejetável. Uma foto mostrava o piloto com os joelhos presos acima das bordas laterais da cabine e seu capacete saindo bem além da almofada de cabeça do assento ejetável.

O caça F-313 'Stealth Jet' do Irã retorna como um drone naval. O F-313 foi revelado em 2013. Foto: IRNA.
O caça F-313 ‘Stealth Jet’ do Irã retorna como um drone naval. O F-313 foi revelado em 2013. Foto: IRNA.

O formato geral da aeronave era interessante, aparentemente inspirado por vários designs, incluindo o X-32, o X-36 e o ​​Boeing Bird of Prey. Mas as seções externas da asa inclinadas para baixo pareciam muito pequenas para suportar o peso da aeronave, especialmente considerando que o chamado “avião futurista” foi supostamente projetado para transportar um motor potente e carga útil interna, similar ao F-22 ou F-35.

Além disso, a aeronave não tinha os rebites e parafusos encontrados em todas as aeronaves reais, incluindo as furtivas. As imagens divulgadas na época fizeram com que parecesse um modelo de plástico em vez de um jato funcional.

A seção traseira da aeronave chamava a atenção por não ter bocal do motor. O design também apresentava canards fixos e entradas de ar que pareciam muito pequenas para fornecer ar a um motor a jato moderno.

O painel não tinha a típica formatação de uma aeronave de caça, mas sim, tinha apenas alguns instrumentos, aqueles que você esperaria encontrar em um pequeno avião particular. O trem de pouso parecia não ser retrátil e alguns observadores também apontaram que os compartimentos do trem de pouso pareciam pequenos demais para acomodar o tamanho das rodas.

O cockpit do Qaher F-313. Foto: IRNA.
O cockpit do Qaher F-313. Foto: IRNA.

Algumas imagens divulgadas pelas agências de notícias controladas pelo Estado iraniano mostraram o F-313 no ar, mas, como a mídia confirmou mais tarde, o que foi mostrado era apenas um modelo em escala controlado por rádio. Imagens e fotografias mostrando um novo protótipo (marcado como “08”) surgiram em 2017, com algumas modificações.

O novo protótipo manteve o formato estranho original, mas tem um cockpit mais realista, grande o suficiente para acomodar um piloto de teste iraniano em um assento ejetável. Ele é equipado com bicos de exaustão duplos: de acordo com algumas fontes, esses são motores dos EUA, de acordo com outras, seriam novos motores turbofan ou J-85 iranianos modificados. E, curiosamente, uma espécie de torre FLIR (Forward Looking Infra-Red) foi acoplada ao nariz da aeronave, que também apresenta um radome branco.

O F-313 durante testes de táxi em 2017. Em destaque, as diferenças em relação ao primeiro protótipo. Foto: IRNA.
O F-313 durante testes de táxi em 2017. Em destaque, as diferenças em relação ao primeiro protótipo. Foto: IRNA.

Embora o novo protótipo seja uma incógnita, ele é muito melhor que o antecessor que parecia amador. Porém, ainda é muito difícil dizer se ele conseguirá decolar e pousar com segurança sem mais modificações. As entradas de ar continuam parecendo menores do que o normal. As asas também são pequenas e apresentam um design peculiar com a seção externa inclinada para baixo, cuja eficiência não é clara. Nem se sabe se ele de fato ir ser produzido como um caça.

F-313 Qaher a bordo do navio multimissão“Shahid Bahman Bagheri” (C110-4). Foto: IRNA.
O drone F-313 Qaher a bordo do navio multimissão“Shahid Bahman Bagheri” (C110-4). Foto: IRNA.

O que se viu em 2025, foi uma versão UAV do F-313, espelhando projetos como o MQ-25 ou MQ-28. Ainda não se tem mais informações sobre o projeto de drone naval F-313, e se ele se quer conseguiu voar. O Fato dele ter aparecido embarcado, não diz muito e nem que missões ele de fato irá realizar. Será uma aeronave tipo ala leal?

Sabe-se que o Irã é bastante avançado em termos de produção e exportação de drones. Os UAV (Veículos Aéreos Não Tripulados) iranianos são bastante populares no Oriente Médio, onde alguns deles têm sido amplamente utilizados em combates, como na Síria. Ver ele como um drone, confirma as especulações de que o F-313 nunca foi pensado para ser uma aeronave tripulada, mas sim um drone. Bem, parece que eles estavam certos.

O drone F-313 Qaher a bordo do navio multimissão“Shahid Bahman Bagheri” (C110-4). Foto: IRNA.
O drone F-313 Qaher a bordo do navio multimissão“Shahid Bahman Bagheri” (C110-4). Foto: IRNA.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login