• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

O “C-130Juliet dos Blue Angels”

2 de julho de 2020
O novo “Fat Albert” dos Blue Angels, o C-130J 170000 ex-RAF (ZH885) visto em Cambridge – Reino Unido (Foto: MADG).

A foto mostra divulgada em 30 de junho de 2020, pela Mrshall Aerospace and Defense Group (MADG), mostra o novo “Fat Albert” do Esquadrão de Demonstração Aérea da Marinha dos Estado Unidos (Navy Flight Exhibition Team), popularmente conhecido como os “Blue Angels”. Trata-se do C-130J da US NAvy – BuNo 170000 (c/n 5483), que na prática é o ex-RAF C-130J C.5 ZH885, adquirido pela Marinha dos Estados Unidos via US Naval Air Systems em 23 de março de 2018 por US 29,7 milhões. Esta aeronave havia sido aposentada da Royal Air Force (RAF) em 5 de janeiro de 2018, sendo levada para Cambridge, onde foi estocada após 17 anos de serviço.

Na foto, feita no aeroporto de Cambridge, Cambridgeshire, vemos a aeronave com três dos pilotos dos Blue Angels, que acabaram de chegar ao Reino Unido para o recebimento da mesma. Eles realizarão uma série de testes de manutenção, que incluem uma verificação operacional dos sistemas da aeronave e um voo de verificação funcional antes do translado para os EUA.

Na MADG, o “Fat Albert” passou por uma reforma estrutural, repintura e preparação para entrega. O C-130J fornecerá suporte logístico aos deslocamentos da unidade, e, eventualmente, participará da demonstração dos Blue Angels.

O C-130J está substituindo a aeronave de suporte anterior, o C-130T USN BuNo 164763, que foi aposentado em 23 de maio de 2019. Desde então, a unidade não estava empregando aeronaves de suporte dedicadas a equipe, com a logística sendo fornecida por várias outras aeronaves nesse ínterim.

A conversão da tripulação para o C-130J, incluindo treinamento em simulador e voos de treinamento, foram realizados no Marine Aerial Refueler Transport Squadron 234 (VMGR-234), unidade dos Fuzileiros sediada na Naval Air Station Joint Reserve de Fort Worth, Texas.

Os fãs da equipe de demonstração aérea da Marinha Americana notarão algumas alterações no esquema de pintura do novo “Fat Albert”. As superfícies de voo agora têm pontas amarelas, similar aos F/A-18C/D Hornets, além duas listras aplicadas na lateral da aeronave. Já a parte superior branca foi alterada para um design em forma de gota.

O C-130J irá substituir o C-130T 164763 aposentado em maio de 2019. Note a diferença entre as duas pinturas (Foto: USN).

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login