• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

O Bayraktar Kizilema lança míssil BVRAAM

30 de novembro de 2025
O Bayraktar Kizilema lança míssil BVRAAM. Foto: Baykar Co.
O Bayraktar Kizilema lança míssil BVRAAM. Foto: Baykar Co.

O Bayraktar Kizilema lança míssil BVRAAM. O Bayraktar Kizielma atingiu um alvo (drone) com um míssil BVR GÖKDOĞAN em um teste histórico perto de Sinop em 28 de novembro, tornando-se o primeiro caça não tripulado do mundo a abater um alvo em combate ar-ar.

O Bayraktar Kizielma, desenvolvido pela Baykar Co, atingiu um alvo aéreo a jato de alta velocidade, identificado pelo radar AESA MURAD da ASELSAN, durante um teste de tiro na área de testes de Sinop. O caça não tripulado empregou um míssil BVR GÖKDOĞAN da TÜBİTAK SAGE.

Este teste representa um feito inédito ao nível mundial: embora plataformas como o MQ-9 Reaper, o XQ-58 Valkyrie, os demonstradores Skyborg e os aviões chineses Wing Loong-3 ou FH-97 tenham explorado conceitos de combate ar-ar, nenhuma jamais executou um ataque BVR (além do alcance visual) comprovado contra um alvo aéreo a jato. Os disparos ar-ar não tripulados anteriores se limitavam a testes WVR (a curta distância visual).

O Bayraktar KIZILELMA se destaca como o primeiro e único caça não tripulado do mundo a executar um ataque ar-ar genuíno além do alcance visual (BVR), o que transformará as futuras estratégias de combate aéreo.

O míssil BVR GÖKDOĞAN sendo lançado do Kizielma. Foto: Baycar Co.
O míssil BVR GÖKDOĞAN sendo lançado do Kizielma. Foto: Baycar Co.

A formação de cinco F-16C/D do 151 filo da Base Aérea de Merzifon (LTAP) com o Bayraktar Kizielma sobre o Campo de Tiro de Sinop demonstrou o desenvolvimento de conceitos de trabalho em equipe tripulado-não tripulado por meio de seu padrão de voo coordenado.

O UCAV Bayraktar AKINCI registrou o evento voando próximo à formação. A estrutura da formação demonstra o conceito em desenvolvimento de “ala leal”, que permite que caças não tripulados trabalhem com aeronaves tripuladas para ampliar as capacidades de detecção, proteger a segurança do piloto e garantir a precisão no lançamento de armamentos.

O míssil BVR GÖKDOĞAN próximo a impactar o alvo. Foto: Baycar Co.

Como parte do cenário de teste, uma aeronave alvo a jato foi lançada e detectada pelo radar AESA MURAD da ASELSAN, integrado ao Kizielma. Assim que o radar marcou o alvo com precisão, o caça não tripulado lançou o míssil GÖKDOĞAN, completando a primeira cadeia de destruição ar-ar totalmente nacional da Turquia — UAV nacional, radar nacional e míssil nacional.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login