• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

O avião espacial autônomo X-37B da Boeing retornará ao espaço

4 de agosto de 2025
O avião espacial autônomo X-37B da Boeing retornará ao espaço. Foto: NASA.
O avião espacial autônomo X-37B da Boeing retornará ao espaço. Foto: NASA.

O avião espacial autônomo X-37B da Boeing retornará ao espaço. A nave reutilizável, que voou 1,3 bilhão de milhas em sete missões, abrangendo mais de 4.200 dias no espaço, vai retomar ao espaço neste mês.

O Boeing Orbital Test Vehicle (OTV) X-37B deverá voar novamente em agosto, menos de seis meses após completar um período orbital de 434 dias no espaço em março. A Boeing e a Força Espacial dos EUA anunciaram na terça-feira, 29/07, que a oitava missão da nave espacial, a OTV-8, está programada para ser lançada em 21 de agosto, a partir das instalações da Boeing no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O X-37B é o único avião espacial autônomo e reutilizável do mundo, projetado para testes de longa duração de tecnologias — frequentemente classificadas como sigilosas — em órbita.

O avião espacial autônomo X-37B da Boeing. Foto: NASA.
O avião espacial autônomo X-37B da Boeing. Foto: NASA.

Na OTV-8, o veículo transportará novamente um módulo de serviço para expandir a capacidade de experimentos hospedados. Os principais parceiros da missão incluem o Air Force Research Laboratory and the Defense Innovation Unit. Entre as tecnologias demonstradas estão sistemas de comunicação a laser inter satélites de banda alta e um sensor inercial quântico de última geração.

O sistema de comunicação a laser visa aprimorar as capacidades de transferência de dados e apoiar o objetivo da United States Space Force de construir arquiteturas de satélite mais resilientes e distribuídas. O sensor inercial quântico testará a navegação precisa em ambientes onde os sinais de GPS não estão disponíveis, oferecendo potencial para navegação no espaço profundo e cislunar.

“A demonstração do sensor inercial quântico da OTV 8 é um avanço bem-vindo para a resiliência operacional dos Guardiões no espaço”, disse o Coronel Ramsey Hom, Comandante do Space Delta 9. “Seja navegando além das órbitas terrestres no espaço cis-lunar ou operando em ambientes sem GPS, o sensor inercial quântico permite capacidades de navegação robustas onde a navegação por GPS não é possível. Em última análise, esta tecnologia contribui significativamente para o nosso impulso no quinto Esquadrão de Operações Espaciais e em toda a Força Espacial, garantindo movimento e manobrabilidade mesmo em ambientes sem GPS.”

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login