Após uma série de atrasos devido às restrições do COVID-19, o Alvo Aéreo de Quinta Geração do Estados Unidos, 5GAT – Fifth-Generation Aerial Target, concluiu os testes em solo na Base Militar do Exército de Michael, em Dugway, informou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD).
O único protótipo construído, já executou 24 surtidas para avaliação técnica de desempenho no solo em alta e baixa velocidade, freios e manobrabilidade no táxi. Os testes ocorreram em seis dias, e foram acompanhados por uma equipe composta por técnicos do DoD e empresas fabricantes dos sistemas, e objetivaram a verificação dos procedimentos visando o primeiro voo, que ocorrerá em breve.
O 5GAT foi projetado para representar a visualização radar da seção transversal de aeronaves de combate de quinta geração, para que pilotos e forças terrestres, possam treinar contra “adversários” o mais próximos da realidade. O comunicado oficial do Escritório de Avaliações do DoD, não comparou o alvo aéreo com nenhuma aeronave existente, apesar da forma do UAV (veículo aéreo não tripulado) lembrar os caças stealth, Sukhoi Su-57 da Rússia e o Chengdu J-20 da China.
Em nota oficial, do DoD salienta que “o drone de baixo custo foi projetado para permitir testes e avaliações de armamentos ar-ar ou superfície-ar, além do treinamento e aprimoramento de táticas dos pilotos e forças terrestres contra uma ameaça de quinta geração.”
O UAV foi construído pela Sierra Technical Services, de Tehachapi, Califórnia, enquanto a Fast Optimal Engineering, projetou os principais subsistemas, de controles de voo, alimentação elétrica, hidráulico, trem de pouso e direção e a empresa 5D Systems desenvolveu todo o software embarcado 5GAT.
Para manter os custos baixos, a aeronave é equipada com dois motores GE Aviation J85, retirados de caças de instrução aposentados Northrop T-38 Talon, além de um sistema de controle de aeronaves utilizado pelo U.S. Army (Exército dos EUA). O objetivo do projeto é criar um UAV destrutível em grande escala, sem gerar elevados custos para o orçamento do DoD. O Pentágono estuda usar um grande número de UAV destrutíveis para subjugar as defesas dos adversários.
Os testes de voo do 5GAT começarão em breve, e inicialmente serão avaliadas as características primárias de voo, o desempenho de vários sistemas e a funcionalidade das decolagens e pousos automáticos. Progressivamente os testes irão explorar o envelope em altitudes mais elevadas, empregando maior velocidade e carga G. O fabricante informou que a aeronave deverá ser capaz de realizar manobras a +7,5g e -2g, em períodos curtos.
@FFO