O Adeus ao Cel.-Av. Ernani Brisolla Jordão. A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Brasil perderam no dia 29 de dezembro o Coronel-Aviador Reformado (Cel-Av. Ref.) Ernani Brisolla Jordão, aos 75 anos.
O Cel-Av. Ref. Ernani Brisolla Jordão era natural de São Paulo–SP, tendo ingressado na Escola Preparatório de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena/MG (Turma de BQ66) em 1966. Em 1969 entrou na Academia da Força Aérea (AFA), recém transferida do Campo dos Afonsos para Pirassununga–SP, para um curso de três anos, saindo Aspirante em 1971.
Após o curso de Piloto de Caça, serviu em Fortaleza, no 1º/4º GAV — Esquadrão Pacau, voando Embraer AT-26 Xavante. Em 1975 ingressou no 1º GAVCA em Santa Cruz, sendo da primeira turma a voar os recém-chegados Northrop F-5B/E. Foi comandante do 2º/1º GAVCA e Operações do Grupo de Caça, saindo da unidade em 1982. Também é Jaguar Honorário, honraria concedida pelo 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
Foi um dos idealizadores do Centro de Operações de Defesa Aeroespacial (CODA) atuando no NUCOMDABRA (Núcleo do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro). O CODA é o órgão operacional do SISDABRA (Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro), subordinado diretamente ao Comandante do COMDABRA, que tem por atribuições exercer a supervisão e a coordenação centralizada das ações de defesa aeroespacial, em todo o Território Nacional.
Jordão também foi instrutor na ECEMAR (Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica) e fez o curso de Pesquisa Operacional na Naval Postgraduate School em Monterrey — USA. Ele voou aeronaves T-6, T-23, T-37, AT-26 e F-5B/E. Saiu da FAB no posto de Coronel Aviador no início dos anos 2000 e passou a se dedicar ao cultivo de café no interior de São Paulo–SP. Ele deixa esposa, filhos e netos.
A ele um ETERNO ADELPHI!!!!
@CAS