O adeus ao Brigadeiro Marion. Faleceu no dia 10 de junho de 2022, o Brigadeiro do Ar Marion De Oliveira Peixoto, um dos mais importantes oficias da sua geração e ícone da era Curtiss P-40 no Brasil, em espacial, no 1º/14º GAV — Esquadrão Pampa da Força Aérea Brasileira (FAB). Ele estava internado no Hospital da Força Área do Galeão (HFAG). O velório do Brigadeiro Marion ocorreu às 14 horas do dia 11 de junho, na Capela 1 do Cemitério São João Batista no Rio de Janeiro/RJ, com o sepultamento ocorrendo às 16 horas.
Piloto de Custiss P-40, Marion era considerado o Decano do Esquadrão Pampa, ao qual serviu nos “tempos de P-40” entre 1946 e 1953, mas também por ser um dos maiores incentivadores da preservação da história da unidade, em especial do que diz respeito a operação dos P-40. Tanto que é auto do livro “Os primeiros anos de 1º/14º Grupo de Aviação” de 1997, editado pelo INCAER (Instituro Histórico e Cultural da Aeronáutica). Obra imprescindível para qualquer entusiasta de aviação.
O Brigadeiro Marion de Oliveira Peixoto era natural de Cruz Alta/RS, onde nasceu a 6 de junho de 1924, tendo completado recentemente 98 anos. Ingressou na Aeronáutica em 2 de abril de 1941, para cursar a Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro/RJ, onde se formou em 18 de dezembro de 1945. No ano seguinte, foi transferido para Canoas, para servir na Aviação de Caça, onde foi voar os lendários P-40E/K/M/N do 3º Grupo de Caça (3° GpCa). Em 1947 foi testemunha da criação do 1°/14° GAV, fruto da fusão do 3° e do 4° GpCa. Vivenciou os primeiros anos do “14”, desde os tempos da “fazendinha” situada no fundo da atual Base Aérea de Canoas (em frente a torre), até a transferência para as atuais instalações em março de 1950. Voou 770 horas de P-40 em Canoas até 1953, quando foi transferido para o 1° GAVCA para voar os Gloster F-8/TF-7 Meteor, tendo efetuado estágio para conversão operacional na Inglaterra. Voou 938 horas de Gloster até 1961 no 1º Grupo de Caça.
Ocupou diversos cargos importantes dentro da FAB. Foi comandante do Grupo de Transporte Especial (GTE); chefe do Estado Maior do Comando Geral de Apoio (COMGAP) e Diretor do Parque de Material de Aeronáutica dos Afonsos (PAMA-AF). Como Oficial General cumpriu o programa reduzido de instruçao do 1º Grupo de Caça no F-5B/E. Voou 64 horas de F-5 sendo seu último voo no FAB 4842 em 2 de abril de 1980, pouco antes de ir para a reserva, tendo voado 1772 horas de caça (P-40/TF-7/F-8/F-5B/F-5E) e um total de 8.803 horas no total.
Era remanescente da primeira geração de pilotos do “Esquadrão Pampa”, sendo até então o piloto do 14º GAV mais antigo. Um sentido, mas vibrante ADELPHI para ele!
À Caça! Pampa!
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