

O adeus ao amigo Philip Eric Haegler. Um acidente de parapente, na tarde de 20 de novembro de 2025, causou infelizmente a morte do empresário e Bicampeão brasileiro de asa-delta Philip Eric Haegler.
Philp Haegler pereceu após sofrer um acidente com um parapente na tarde de quinta-feira (20/11), na Avenida Prefeito Mendes de Morais, em São Conrado, Zona Sul do Rio, após saltar da Pedra Bonita no fim da manhã. Ele teria colidido com uma asa delta, perdido o controle, e atingido a cobertura de um prédio na altura do 11º andar e despencou no hall do edifício. Levado ao hospital, ele não resistiu. A asa delta conseguiu pousar, sem problemas.
Phil, como era conhecido, era bicampeão brasileiro de asa-delta e ex-presidente da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e um dos nomes mais reconhecidos do voo livre no Brasil. Como empresário ele sempre esteve ligado ao mercado militar e de helicópteros, sendo um dos gestores da Haegler Representação Comercial Ltda. Uma empresa de representação comercial que atua em diversos setores, incluindo o mercado militar e de defesa, representando fabricantes de máquinas, equipamentos, embarcações e aeronaves.
Ele trabalhou com diversos players importantes do mercado de defesa, como Boeing, FN, Honeywell, empresas ligadas a venda de helicópteros, entre outras.
Conhecido por ser um esportista nato, Phil era carioca, tinha 59 anos, e além de piloto de asa delta e parapente, voava helicópteros, e era muito conhecido no meio do voo livre, inclusive tendo sido amigo do Pepê (Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes) um dos principais pilotos de asa delta do país, que pereceu em abril de 1991 no Torneio de Voo Livre de Wakayama, no Japão. Ele estava lá e foi a última pessoa a falar com Pepê, antes do acidente.
Bem-humorado, ele fazia amigos com facilidade, amigos que sentirão saudades. Abaixo, na íntegra, a nota do Clube de Voo Livre de São Conrado:
“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de um ícone do voo livre, ocorrido nesta data. Nossas mais sinceras condolências a família e amigos. Difícil encontrar palavras que possam expressar algum consolo.
Philip Haegler, deixa um legado que jamais esqueceremos. Sua bondade e generosidade tocaram a vida de muitas pessoas. Ele será lembrado eternamente como nosso bicampeão brasileiro de asa-delta, que se apaixonou pelo parapente.
Sua paixão foi contagiosa e inspirou muitos. O que ele mais amava era voar. Phil, assim era conhecido carinhosamente pelos seus amigos, ajudou de todas as formas essa gestão, numa das principais transformações que o Clube São Conrado de Voo Livre perpetuará na sua história e em sua memória.
Foi presidente da Confederação Brasileira de Voo Livre — CBVL, ficando conhecido como o gestor que aprimorou a segurança no esporte. Phil foi amado e será sempre lembrado. Sua presença em nossas vidas foi um presente precioso e faremos o possível para honrar a sua memória. A vida terrena é finita, mas o legado que Phil nos deixa é eterno.
O Clube São Conrado de Voo Livre se encontra com as operações fechadas este final de semana, em respeito e à memória do nosso piloto, ícone, campeão e benemérito do esporte, Philip Haegler.
Adelphi! Phil!
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS