O 5º/8º GAV completa 50 anos. Hoje – 19/7, o 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, sediado na Ala 4, na Base Aérea de Santa Maria (BASM) completa meio século de vida! A unidade, que é um dos três esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) equipado com os helicópteros Sikorsky H-60L Black Hawk, realiza ações de Busca e Salvamento (SAR), Busca e Salvamento em Combate (C-SAR), Evacuação Aeromédica (EVAM), Transporte Aéreo Logístico, Operações Especiais, Ligação, dentre outras.
A origem do 5º/8º GAV remonta ao ano de 1971, quando a 19 de julho, era criado o então 4º EMRA (Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque), que por sua vez foi formado a partir da fusão da 1º ERA (Esquadrão de Reconhecimento e Ataque) e da 3ª ELO (Esquadrilha de Ligação e Observação), ambas sediadas em Canoas/RS, com o CIEH (Centro de Instrução e Emprego de Helicópteros) sediado em Santos/SP.
Originalmente o 4º EMRA, que se tornou a primeira unidade lotada na recém criada Base Aérea de Santa Maria, foi dividido em três esquadrilhas equipadas com três Bell UH-1D, dois Bell Jet Ranger (OH-4), sete AT-6D, seis L-19A/E e dez L-42 Regentelo. Pouco mais de um ano após a sua criação e cerca de 3 mil horas de voo, a Unidade é redenominada através da portaria R-025/GM3 de 10 de novembro de 1972, para 5º EMRA. Aqui se abre um parêntese histórico, pois esta mesma portaria acaba recriando o 4º EMRA na Base Aérea de Cumbica em São Paulo.
A partir de maio de 1975, o Esquadrão deixa de operar com os AT-6D, os L-19A/E e os OH-4 e em dezembro do mesmo ano recebe três AT-26 Xavante e um pequeno lote de AT-25A. A vida dos AT-26 é efêmera na unidade, pois após um acidente em 20 de julho de 1976 em Recife, envolvendo duas aeronaves, o único AT-26 remanescente é transferido para o 4º EMRA.
Em 1980 a FAB realiza uma grande reestruturação em sua Aviação de Asas Rotativas. Os então EMRAs acabam sendo extintos, e em seu lugar surge o 8º Grupo de Aviação, que até hoje é sinônimo de helitransporte dentro da FAB. Como isto, a 09 de setembro daquele ano, por força da Portaria R-239/GM3, “Esquadrão Pantera” acaba novamente sendo redenominado, agora para 5º/8º GAV. No final deste mesmo ano, com a transferência do 2º/10º GAV de Florianópolis para Campo Grande, o agora 5º/8º GAV recebe uma nova incumbência, a de realizar missões SAR na região sul do país, tornando-se assim cada vez mais, um verdadeiro esquadrão multimissão.
Também é no início de 1980 que a frota da Unidade passou a ser mais homogenia, pois o binômio L-42/UH-1H (nos primeiros anos da década de oitenta todos os Bell UH-1D foram convertidos para a versão “H”) passou a ser o equipamento padrão dos “Panteras” juntamente com um U-7 Sêneca. Este padrão se manteve até o fim dos anos noventa, quando o Esquadrão deixou de operar o U-7A (1996) e transferiu seu último L-42 em 19 de março de 2000 para o 3º/8º GAV. Em termos ainda de frota, a partir de 1997 a Unidade gradativamente passou a substituir seus UH-1H originais (camuflados), pelos ex-US ARMY, que voaram até 2011. Neste mesmo ano – em março, começaram a chegar os primeiros H-60L. A dotação de Black Hawk foi completada em 2014.
Parabéns da todos os Panteras de ontem e hoje!
Oigalê Fera, Pantera!