Pelo menos quatro Sukhoi Su-30 da Força Aérea da Argélia – Al Quwwat Aljawwiya Aljaza’eriiya (FAA), foram vistos na linha de produção da fábrica, em Irkutsk, na Rússia. Recentemente o Jornal Vedomosti informou que a Argélia encomendou 16 aeronaves Su-30MKA Flanker-E, e outros MiG-29M/M2 Fulcrum, em um contrato no valor aproximado de US$ 1,8 bilhão.
A Argélia opera uma frota de 58 Su-30 que serão complementados pelo novo lote. Quanto aos MiG-29, a FAA possui uma frota de 36 unidades, muitos deles adquiridos usados da Bielo-Rússia e Ucrânia, no início de 2000, e se aproximam da aposentadoria.
A Força Aérea da Argélia opera uma variante do Sukhoi denominada Su-30MKA, produzida com modificações específicas para o operador africano. O último lote recebido em 2017, chegou equipada com uma mescla de aviônicos russos e franceses, incluindo head-up display e telas multifuncionais fabricadas pelos grupos franceses Thales e Sagem. Atualmente a frota argelina de Su-30 contempla 58 aeronaves, que será complementada pelo novo lote de 16 em produção.
A versão atual do MiG-29M e M2 (biplace), contempla melhorias como maior alcance, menor peso, motores mais potentes e econômicos RD-33MK, sonda para reabastecimento em voo, e uma suíte de aviônicos modernizado e telas digitais multifuncionais.
No final do ano passado o Governo Argelino teria assinado um contrato de intenção de compra de 14 caças furtivos Su-57. Desta forma, o país africano seria o primeiro cliente estrangeiro do novo a caça de quinta geração produzido pela Rússia.
@FFO