Novos problemas elevam ainda mais os custos dos VC-25B da USAF. O Departamento de Defesa dos EUA (DoD) anunciou um aditivo de US$ 12,4 milhões ao contrato de conversão dos dois novos VC-25B (Boeing 747-8) que substituirão os atuais “Air Force One” da USAF que servem ao Presidente dos Estados Unidos (POTUS).
De acordo com um relatório publicado em junho pelo Gabinete de Responsabilidade do Governo (GAO), os atrasos no programa decorrem de problemas técnicos e de certificação no projeto do fornecedor anterior, além de um grande número de intercorrências inesperadas de projeto, o que levou à suspensão da produção de cabos elétricos no mês de março.
A modificação dos dois Boeing 747-8 civis em aeronaves presidenciais VC-25B envolve, em grande parte, a instalação de sistemas de comunicação segura, autoproteção, equipamentos de carregamento autônomo de bagagens, reposicionamento de escadas de embarque e a instalação do sistema de reabastecimento em voo.
Um relatório de 2020 do GAO afirmava que a Boeing usou a experiência das intercorrências experimentadas no programa KC-46, especialmente no sistema de fiação e cablagem. A Boeing sofreu um atraso de sete meses no programa KC-46 devido a problemas de fiação, com isso os cerca de 400 km de fiação do VC-25B significariam mais atrasos no projeto, que tem o primeiro voo de testes previsto para abril de 2024.
Funcionários envolvidos no programa afirmaram que foi descoberta problemas de micro-rachaduras por tensão em algumas estruturas da frota mundial de 747-8, o que incluiu os dois futuros AF 1 da USAF. De acordo as informações, aproximadamente metade dessas fissuras dos VC-25B já foram reparadas até dezembro de 2022, e o restante a ser concluído ainda neste ano de 2023.
Um relatório mais recente do GAO informou que uma equipe composta por especialistas da USAF, Boeing e FAA (Administração Federal de Aviação) concluiu que as micro-rachaduras não representam riscos de segurança os VC-25B, desde que as inspeções programadas sejam realizadas durante períodos programados de manutenção.
Com esse mais recente aditivo contratual de US$ 12,4 milhões, o custo total do projeto foi elevado para US$ 4.23 bilhões. A conclusão do projeto VC-25B da USAF está prevista para outubro de 2026.
@FFO