Novos pods para aeronaves de ataque a Força Aérea Argentina. A Força Aérea Argentina (FAA) trabalha em uma série de projetos com o objetivo de recuperar as suas capacidades. Um desses programas envolve os jatos IA-63 Pampa e o turboélice T-6C+ Texan II, e tem com objetivo capacitar essas aeronaves com pods subalares com metralhadoras de calibre 12,7mm.
O Projeto BAPIN 12316 prevê a aquisição de 32 pods até o ano 2024, sob ao valor de $200 milhões de Pesos Argentinos, para dotar os Pampa e Texan II com capacidade de defesa e controle do espaço aéreo e áreas de interesse.
Recentemente a FAA publicou um documento com as especificações e condições para a aquisição direta de um lote de quatro pods FN Herstal HMP400. A Missão Logística Argentina na Europa iniciou o processo de compra dos pods, peças sobressalentes, acessórios e equipamentos de apoio ao solo.
O FN Herstal HMP400 é um dos modelos de pods ocidentais mais populares quando se trata de armar helicópteros e turboélices leves de ataque. Equipado com uma metralhadora FN M3P de 12,7 mm, e uma taxa de disparos de até 1110 tiros por minuto, pode armazenar cerca de 400 projéteis de diferentes tipos.
Paralelamente, um programa de desenvolvimento local tem como objetivo a produção de novos pods para equipar os turboélices EMB-312 Tucano. O projeto está sob execução da Direção-Geral de Materiais e do Departamento de Engenharia da Área de Materiais do Rio IV, e prevê a produção de pods calibre 12.70 mm para os Tucanos e outras aeronaves da FAA. O objetivo é aumentar a capacidade de combate dessas aeronave, às equipando com armas de maior calibre e atualizadas, e reduzir o índice de falhas mecânicas. Atualmente o programa está na fase de testes com um protótipo 7,62 mm, que e posteriormente receberá o 12,7 mm.
Fonte: ZM
@FFO