Novos helicópteros para a Força Aérea Belga. A atual Ministra da Defesa da Bélgica (MoD), Ludivine Dedonder, pretende acrescentar três bilhões de Euros ao Plano Estratégico de Defesa 2016, para adquirir novos equipamentos. A maior parte deste orçamento adicional será investida na compra de helicópteros para a modernização da atual frota de transporte da Força Aérea Belga (BLu – Belgische Luchtmacht).
De acordo com as informações, o Componente Aéreo das Forças Armadas Belgas deverá receber dezoito novas aeronaves em substituição aos atuais NH90-TTH de transporte médio e Agusta A109 multimissão leve. Serão quatorze helicópteros leves e quatro para transporte pesado, que juntos serão capazes de transportar uma companhia de combate de cem até militares.
Em 2020 surgiram rumores que a Força Aérea Belga estaria planejando aposentar antecipadamente os seus quatro helicópteros NH90-NFH. Eles são usados principalmente em missões de Busca e Salvamento (SAR), e de acordo com a Ministra Dedonder, essas aeronaves deixarão de cumprir missões SAR, e passariam a operar apenas a bordo das fragatas da Marinha belga. A missão SAR seria assumida por quatro novos helicópteros.
Nenhum cronograma desse projeto foi divulgado. Especula-se que o Airbus H145M seria apontado como um possível candidato para a classe de helicópteros leves da KLu, enquanto não surgiram candidatos para o transporte pesado.
Fonte: Scramble Magazine
@FFO