• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Novos Gripen do Esquadrão Jaguar já estão em Anápolis *** ATUALIZADO

9 de maio de 2023
Novos Gripen do Esquadrão Jaguar já estão em Anápolis. "PROVA NEGRO" alinhado na cabeceira 07 de Navegantes, Santa Catarina (Foto: via Canal LEANDRO LS).
Novos Gripen do Esquadrão Jaguar já estão em Anápolis. “PROVA NEGRO” alinhado na cabeceira 07 de Navegantes, Santa Catarina (Foto: via Canal LEANDRO LS).

Novos Gripen do Esquadrão Jaguar já estão em Anápolis. Os dois novos F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), decolaram hoje (09/05) de Navegantes (SC) diretamente para a Base Aérea de Anápolis (GO), sede do 1ª Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”. Os caças, matrículas FAB 4105 e FAB 4106, chegaram ao Porto de Navegantes na última sexta-feira (detalhes aqui).

Imagens da decolagem dos Gripen de Navegantes (Fotos: Saab).

Pilotados pelo Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e pelo Major Abdon de Rezende Vasconcelos, Oficiais do IPEV (Instituto De Pesquisas E Ensaios Em Voo) da FAB, e utilizando o código de chamada no rádio “PROVA NEGRO”, os novos F-39E decolaram de Navegantes às 13h15 (horário local), para um voo de aproximadamente 90 minutos até Anápolis, sua nova casa. O pouso ocorreu às 14h41 (horário local).

Preparação para decolagem de Navegantes (Fotos: Saab).

Coincidentemente, na manhã de hoje a Saab e a Embraer realizaram o evento de inauguração da linha de produção dos caças Gripen E em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A partir de agora, todos os F-39 restantes encomendados pela FAB, serão montados no Brasil (detalhes aqui).

Decolagem do PROVA NEGRO de Navegantes para Anápolis hoje (Fonte: Canal Leandro LS).

Histórico

O primeiro F-39E entregue pela Saab (FAB 4100), chegou ao Brasil em setembro de 2020. Atualmente essa aeronave serve como plataforma de ensaios e testes em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

Na sequência chegaram ao país mais dois caças (FAB 4101 e 4102), que foram desembarcados em Navegantes em abril de 2022. Finalmente, os último dois F-39E (FAB 4103 e 4104), foram entregues à FAB no final do ano passado. Todos os quatro estão em operação no 1ª Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) “Esquadrão Jaguar”, sediado na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. (Vide tabela abaixo).

  • FAB 4100 — chegada ao Brasil em 20/09/2020
  • FAB 4101 — chegada ao Brasil em 01/04/2022
  • FAB 4102 — chegada ao Brasil em 01/04/2022
  • FAB 4103 — chegada ao Brasil em 25/09/2022
  • FAB 4104 — chegada ao Brasil em 25/09/2022
  • FAB 4105 — chegada ao Brasil em 05/05/2023
  • FAB 4106 — chegada ao Brasil em 05/05/2023

Originalmente, o acordo assinado entre a Saab e a FAB em 2013, envolvia a aquisição de 36 caças, sendo 28 F-39E (monoplace) e 08 F-39F (biplace). Em abril de 2022 foi anunciado um aditivo para a aquisição de mais quatro F-39E. Está em estudo pelo governo brasileiro a aquisição de um segundo lote, envolvendo mais 30 unidades.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login