Novo radar para o F-35 Lightning II. A Northrop Grumman anunciou que está desenvolvendo um novo radar Active Electronically Scanned Array (AESA) para os caças F-35 Lightning II. A empresa informou que o novo radar AN/APG-85 substituirá os atuais AN/APG-81, descritos como “a pedra angular” do conjunto de sensores desses caças de quinta geração.
“O AN/APG-85 será um avançado radar multifuncional compatível com todas as variantes dos caças F-35, e será capaz de combater quaisquer ameaças aéreas e de superfície adversárias atuais e futuras”, disse a empresa em nota divulgada ontem (11/01), no seu site.
“O desenvolvimento e a integração do APG-85 incorporarão algumas das mais recentes tecnologias disponíveis e ajudarão a garantir a superioridade aérea. Este sensor avançado fornecerá uma consciência situacional incomparável do cenário de combate, o que se traduz em letalidade, eficácia e capacidade de sobrevivência”, salientou a fabricante.
O novo radar será um equipamento fundamental para a futura versão atualizada do F-35, o Block 4, que terá uma série de recursos de guerra eletrônica aprimorados e novas armas.
Espera-se que o novo APG-85 equipe pelo menos os sete últimos F-35 do pedido do Lote 17, que foi assinado recentemente entre o Joint Program Office e a Lockheed Martin, e cujas entregas deverão ocorrer na virada entre o final de 2025 e o início de 2026 (detalhes aqui).
Respondendo perguntas sobre o novo APG-85, a Northrop Grumman e o Joint Program Office F-35 evitaram comentar detalhes do dispositivo e o grau de comunalidade com o atual APG-81. “Não divulgamos informações técnicas sobre capacidades operacionais”, disse o JPO.
O novo AN/APG-85 será fabricado nas instalações da Northrop Grumman em Linthicum, Maryland, onde atualmente é produzido o AN/APG-81 e o radar eletrônico APG-83 Scalable Agile Beam Radar (SABR) dos F-16 da USAF.
A Northrop Grumman é parte fundamental no desenvolvimento, modernização, manutenção e produção do F-35. Além de produzir os radares AN/APG-85 e AN/APG-81, a empresa fabrica a seção central da fuselagem e os revestimentos das asas da aeronave. Além disso produz vários outros sensores, aviônicos, software de planejamento de missão, sistemas de treinamento de manutenção, simuladores de guerra eletrônica e tecnologias de baixa visibilidade.
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