Novo porta-aviões francês terá EMALS. O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma possível Venda Militar Estrangeira (FMS — Foreign Military Sale) para o Governo da França de Sistema de Lançamento Eletromagnético de Aeronaves (EMALS — Electromagnetic Aircraft Launch System), Equipamento de Detenção Avançada (AAG — Advanced Arresting Gear) e equipamentos relacionados a um custo estimado de US$ 1,3 bilhão. A aprovação final dependerá de aprovação do Congresso Americano.
A França solicitou que os novos sistemas fossem destinados par seu Porte Avions de Nouvelle Generation (PANG) ou porta-aviões de nova geração, que está em desenvolvimento. presidente francês Emmanuel Macron aprovou oficialmente a construção de um novo porta-aviões nuclear como parte do programa PANG em 8 de dezembro de 2020.
O futuro navio-capitânia do Marine Nationale (Marinha Francesa) pretende substituir o porta-aviões nuclear Charles de Gaulle (R91) por volta de 2038. O PANG será muito maior em comparação com o Charles de Gaulle. Terá 300 metros de comprimento, 80 metros de largura e 75.000 toneladas de deslocamento.
O primeiro corte de aço está previsto para 2025, enquanto os testes de mar estão programados para começar em 2036 e o comissionamento com a Marinha francesa em 2038, o que corresponde a data prevista para o descomissionamento do Charles de Gaulle. A futura ala aérea embarcada consistirá de 32 aeronaves de caça de última geração com dois a três E-2D Hawkeyes e um número ainda a ser determinado de sistemas aéreos de combate não tripulados (Unmanned Combat Aerial Systems — UCAS) e helicópteros.
Em 2022, os caças Dassault Rafale M testarão o EMALS no Naval Air Warfare Center Aircraft Division (NAWC-AD) Lakehurst (NJ). Relatórios não oficiais sugerem que a Marinha francesa poderia solicitar à US Navy a possibilidade de usar um porta-aviões equipado com EMALS para treinar e qualificar pilotos franceses durante o próximo período de reabastecimento e revisão do Charles de Gaulle, definido para 2028.
@CAS