Novo padrão de pintura dos KC-130H da Fuerza Aérea Uruguaya. O Lockheed Martin KC-130 FAU 595 da Fuerza Aérea Uruguaya foi visto nas instalações da OGMA com o seu novo padrão de pintura. Sai a camuflagem original espanhola e entra um padrão todo em cinza claro fosco, idêntico ao usado nos Airbus 212 e dos futuros A-29 Super Tucano.
O KC-130H FAU 595 do Escuadron Aéreo Nº 3, está atualmente nas instalações da empresa portuguesa OGMA, concluindo sua inspeção PDM (Phased Depot Maintenance), que incluiu o reparo completo do motor número 3, entre outros diversos itens. Iniciada no final de julho de 2023, o 595 fez seu primeiro voo de testes recentemente, sendo considerado satisfatório.
Enquanto aguardam sua chegada a Montevidéu por volta do dia 14 de fevereiro, quando serão recebidos pelo novo Comandante em Chefe da Força, General da Aeronáutica Fernando Colina e pelo Ministro da Defesa, Armando Castaingdebat, outras verificações e ajustes serão feitos. No regresso ao Uruguai, o FAU 595 trará 4.000 componentes e itens de manutenção do C212 Aviocar, doados pela Força Aérea Portuguesa (FAP).
Da mesma forma, nas próximas semanas o outro Hércules KC-130H, o FAU 594, partirá para iniciar um processo de inspeção semelhante, aparentemente no Chile, junto a ENAER, que habitualmente cuidava dos C-130B, que a FAU empregava entre 1990 e meados de 2020, quando eles foram substituídos pelos atuais KC-130H ex-Força Aérea Espanhola.
Os dois KC-130H Hércules do Ejército del Aire y del Espacio (EdAE), adquiridos pela Fuerza Aérea Uruguaya (FAU), chegaram na Base Aérea Nº 1, localizada no Aeroporto Internacional de Montevidéu (SUMU) em dezembro de 2020. As aeronaves TK.10-05/3150 (FAU 594) e TK.10-06/3151 (FAU 595), partiram de Zaragoza, Espanha (LEZG) em 17 de dezembro, em voo de translado com escalas e pernoites em Las Palmas, Espanha (GCLP) e Recife–PE (SBRF), chegando na capital uruguaia nos dias 19 e 21 de dezembro, respectivamente.
Texto: Javier Bonilla.