Novo MRO&U de aeronaves militares no Marrocos. A Sabca e a Sabena Aerospace, parte do Blueberry Group da Bélgica, em conjunto com a Lockheed Martin, estão estabelecendo uma instalação de manutenção e reparo (MRO&U — Maintenance Repair and Overhaul and upgrades) de aeronaves militares no Marrocos. O Grupo Blueberry anunciou a parceria em 14 de abril e a posterior criação da Maintenance Aero Maroc (MAM).
A parceria apoia os requisitos de sustentação da Real Força Aérea Marroquina (RMAF – Royal Moroccan Air Force) e traz empregos de alta tecnologia e habilidades técnicas para o país. “Este projeto representa a primeira conquista no âmbito da recente lei que visa permitir ao Reino de Marrocos desenvolver uma atividade militar-industrial e de defesa e dela tirar benefícios estratégicos e econômicos”, afirmou o Blueberry Group.
A parceria inclui a construção de um centro de manutenção, reparo, revisão e atualização (MRO&U) de 15.000 m2 para aeronaves militares e helicópteros no aeroporto de Benslimane e até 300 empregos diretos.
A Maintenance Aero Maroc (MAM) será a operadora da nova instalação, “proporcionando um benefício industrial ao Grupo Belga por meio de oportunidades contínuas de sustentação nas plataformas Lockheed Martin”, incluindo caças F-16 e aeronaves transportes C-130 Hércules.
“Nosso Grupo tem 50 anos de experiência em manutenção, reparo e atualização de aeronaves como o C-130 e o F-16”, disse Stéphane Burton, CEO do Blueberry Group. “Estamos extremamente orgulhosos de iniciar esta nova parceria com o Reino do Marrocos e a Lockheed Martin, oferecendo serviços de sustentação de alta qualidade para a Força Aérea Marroquina e rapidamente para outros clientes da região. Estamos muito felizes em ver a MAM se juntando à nossa rede internacional de soluções de MRO&U, trazendo oportunidades para desenvolver novos conhecimentos em outras plataformas“.
O Grupo Blueberry opera em Marrocos desde 2012 através da sua subsidiária Sabca Maroc, que anunciou recentemente um investimento de mais de 180 milhões de dirhams marroquinos (€17 milhões) para a construção de uma nova instalação de 16.000 m2 que albergará um Pilatus, uma linha de montagem de aeroestruturas da Airbus e da Dassault na área de Nouaceur.
O Grupo também participou, em cooperação com a Força Aérea Marroquina, na modernização de suas aeronaves Dassault Mirage F1 e Alpha Jet. Este projeto representa um desenvolvimento adicional do grupo Blueberry no Reino de Marrocos, com as primeiras atividades de manutenção em Benslimane programadas para começar este ano no C-130 Hercules.
A RMAF voa com 12 aviões de transporte C-130H e dois aviões-tanque KC-130H, quatro C-27J Spartan, sete CN-235 e vários Dornier Do-28. Em junho de 2019, Marrocos solicitou mais dois C-130H Hércules excedentes dos Estados Unidos.
A RMAF atualmente voa com 23 aeronaves F-16C/D Block 50/52. A Agência de Cooperação de Segurança de Defesa (DSCA) do Estados Unidos aprovou a atualização dessas aeronaves para o padrão F-16V Block 70/72, além da venda em março de 2019, de mais 25 novas aeronaves F-16C/D Block 72 novas de fábrica.
@CAS