Novo míssil para o Su-57 estará pronto até o final do ano. Os primeiros testes com o míssil ar-ar de longo alcance, que poderá destruir alvos furtivos e irá equipar o caça stealth de 5ª geração do Sukhoi Su-57, deve ser concluído até o final deste ano A informação vem da agência estatal de notícias Tass.
O Su-57 é um caça stealth rival dos americanos F-22A e F-35A/B/C dos EUA e do chinês J-20. A Vympel Design Bureau (parte da Tactical Missile Corporation) projetou e desenvolveu este míssil ar-ar de médio alcance, designado K-77M. Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, ele começaria a ser entregues até o final deste ano a primeira unidade de Su-57 da RF-VKS ou Forças Aeroespaciais da Rússia.
“Esses mísseis são projetados para equipar a avançada plataforma aérea Su-57 e outras aeronaves, como o Su-30 e Su-35. Este ano planejamos concluir os testes estaduais dos mísseis e entregar os primeiros lotes em série para operação”, disse o Ministro da Defensa, Sergey Shoigu.
Vympel é um dos principais fabricantes de mísseis da Rússia. A empresa é especializada no projeto e desenvolvimento de mísseis ar-ar, como o R-77, o R-74/K-74 e o R-73. Em 18 de novembro de 2019, em uma cerimônia nas instalações de produção da Vympel State Machinery Design Bureau, o novo BVRAAM (Beyond-Visual-Range Air to Air Missile) do caça Su-57 de 5ª geração foi revelado. No entanto, o nome do míssil e suas especificações de desempenho tem sido mantidas em segredo.
Segundo informações prévias, ele seria derivado do BVRAAM R-77 de médio alcance, sendo consideravelmente mais curto do que todos os membros dessa família. Embora o novo míssil da Vympel tenha um design de quatro grades amplamente semelhante ao R-77, existem algumas diferenças substanciais. O bocal traseiro parece ser mais largo, indicando que consegue vetorizar o empuxo. A arma também parece não ter os extratores localizados na fuselagem traseira do R-77. Por outro lado, espera-se que o míssil também tenha radar passivo e buscadores infravermelhos, assim como as variantes R-77.
Em 2020, um vídeo postado na internet mostrou o Su-57 carregando uma das mais das novas variantes de mísseis ar-ar de médio alcance, o Vympel R-77-1. Imagens do Su-57 foram mostradas em um documentário oficial produzido pelo RF VKS para marcar o 100º aniversário da fundação do Centro de Testes de Voo do Estado 929 VP Chkalova. O R-77-1 atualizado entrou em serviço com a Força Aérea Russa em 2015. Também foi usado em caças Su-35S na Síria.
O Su-57 é um avião monoposto, bimotor e multifuncional desenvolvido para eliminar todos os tipos de alvos aéreos, terrestres e marítimos. O Su-57 ainda não foi exportado ou realmente não encontrou compradores. O avançado Su-57 começou a ser desenvolvido em 2002, mas o primeiro voo não ocorreu até janeiro de 2010. O avião, o primeiro de seu tipo na Rússia a usar tecnologia furtiva, também foi construído com a capacidade de super cruzeiro.A aeronave de quinta geração é projetada com dois compartimentos de armas internos que poderão levar quatro mísseis guiados K-77M, além de outros quatro nos pilones das asas.
@CAS