

Novo KJ-3000 AEW&C da China. O protótipo do novo avião chinês KJ-3000 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) foi recentemente flagrado em uma imagem de boa qualidade em um aeroporto não divulgado. A aeronave, matrícula 7821, seria o único protótipo conhecido da futura plataforma AEW&C da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF).
Desenvolvido a partir do cargueiro Xian Y-20B, o KJ-3000 supera em muitos aspectos os atuais KJ-2000 AEW&C chineses, que são baseados nos envelhecidos jatos de transporte russo Il-76. Equipado com quatro modernos motores WS-20, o KJ-3000 tem menor consumo de combustível, maior alcance e grande capacidade de carga d (até 66 toneladas). Além disso, os motores de alto desempenho fornecem mais energia elétrica, item essencial para alimentar os avançados sistemas eletrônicos embarcados.

Sobre a fuselagem, o KJ-3000 transporta um grande radar de varredura eletrônica ativa (AESA) instalado dentro de um compartimento aerodinâmico fixo em forma de prato, similar ao antigo sistema rotativo que equipa aeronaves como o KJ-2000 AEW&C, o russo A-50 Mainstay e o ocidental E-3 Sentry AWACS. O radar AESA tem cobertura de 360 graus, alcance de até 1.000 quilômetros, capacidade de detectar jatos furtivos de quinta geração como o F-22 e o F-35. Além disso, o sistema pode rastrear até 100 alvos simultaneamente, aumentando significativamente a consciência situacional em ambientes de combate complexos.
Como todo projeto militar chinês, o projeto de desenvolvimento do KJ-3000 AEW&C é envolto sob forte sigilo e todas informações disponíveis são especulações de análises de interessados no assunto. Fato é que o governo central está focado na ampliação e modernização das forças armadas e o KJ-3000 é parte deste esforço contínuo de dotar a PLAAF com avançados meios de detecção de ameaças aéreas, especialmente em regiões como o Mar do Sul da China e o Pacífico Ocidental, onde a presença de aeronaves furtivas representa um desafio crescente.
Frota AEW&C chinesa







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