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Novo KJ-3000 AEW&C da China

2 de junho de 2025
Novo KJ-3000 AEW&C da China. O único protótipo conhecido do KJ-3000 voou pela primeira vez em 27 de dezembro de 2024 (Fotos: Redes Sociais).
Novo KJ-3000 AEW&C da China. O único protótipo conhecido do KJ-3000 voou pela primeira vez em 27 de dezembro de 2024 (Fotos: Redes Sociais).

Novo KJ-3000 AEW&C da China. O protótipo do novo avião chinês KJ-3000 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) foi recentemente flagrado em uma imagem de boa qualidade em um aeroporto não divulgado. A aeronave, matrícula 7821, seria o único protótipo conhecido da futura plataforma AEW&C da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF).

Desenvolvido a partir do cargueiro Xian Y-20B, o KJ-3000 supera em muitos aspectos os atuais KJ-2000 AEW&C chineses, que são baseados nos envelhecidos jatos de transporte russo Il-76. Equipado com quatro modernos motores WS-20, o KJ-3000 tem menor consumo de combustível, maior alcance e grande capacidade de carga d (até 66 toneladas). Além disso, os motores de alto desempenho fornecem mais energia elétrica, item essencial para alimentar os avançados sistemas eletrônicos embarcados.

O KJ-3000 é equipado com um avançado radar eletrônico de matriz ativa instalado em uma carenagem (não rotativa) sobre a fuselagem (Foto/Arte: redes sociais).
O KJ-3000 é equipado com um avançado radar eletrônico de matriz ativa instalado em uma carenagem (não rotativa) sobre a fuselagem (Foto/Arte: redes sociais).

Sobre a fuselagem, o KJ-3000 transporta um grande radar de varredura eletrônica ativa (AESA) instalado dentro de um compartimento aerodinâmico fixo em forma de prato, similar ao antigo sistema rotativo que equipa aeronaves como o KJ-2000 AEW&C, o russo A-50 Mainstay e o ocidental E-3 Sentry AWACS. O radar AESA tem cobertura de 360 graus, alcance de até 1.000 quilômetros, capacidade de detectar jatos furtivos de quinta geração como o F-22 e o F-35. Além disso, o sistema pode rastrear até 100 alvos simultaneamente, aumentando significativamente a consciência situacional em ambientes de combate complexos.

Como todo projeto militar chinês, o projeto de desenvolvimento do KJ-3000 AEW&C é envolto sob forte sigilo e todas informações disponíveis são especulações de análises de interessados no assunto. Fato é que o governo central está focado na ampliação e modernização das forças armadas e o KJ-3000 é parte deste esforço contínuo de dotar a PLAAF com avançados meios de detecção de ameaças aéreas, especialmente em regiões como o Mar do Sul da China e o Pacífico Ocidental, onde a presença de aeronaves furtivas representa um desafio crescente.

Frota AEW&C chinesa

KJ-2000: variante desenvolvida localmente pela Xian Aircraft Corporation (XAC) equipada com radar rotativo Tipo 88, a partir do russo A-50 Mainstay, ambos baseados nos aviões de transporte Il-76.
KJ-2000: variante desenvolvida localmente pela Xian Aircraft Corporation (XAC) equipada com radar rotativo Tipo 88, a partir do russo A-50 Mainstay, ambos baseados nos aviões de transporte Il-76.
KJ-700: as primeiras imagens desta aeronave surgiram em junho de 2024, e poderia ser uma versão avançada do KJ-500H AEW com uma atualização de meia-vida (MLU) evoluindo para uma plataforma ISR multifuncional.
KJ-700: as primeiras imagens desta aeronave surgiram em junho de 2024, e poderia ser uma versão avançada do KJ-500H AEW com uma atualização de meia-vida (MLU) evoluindo para uma plataforma ISR multifuncional.
KJ-600: bimotor turboélice desenvolvido para operações embarcadas no porta-aviões Fujian, único equipado com o Sistema de Lançamento Eletromagnético (EMALS) e com capacidade para lançar e recuperar este tipo de aeronave. O KJ-600 é considerado o equivalente chinês do norte-americano E-2C/D Hawkeye.
KJ-500: baseado na fuselagem do bimotor Y-9 é usado pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) e pela Aviação Naval do Exército de Libertação Popular (PLAAF).
KJ-500: baseado na fuselagem do bimotor Y-9 é usado pela Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) e pela Aviação Naval do Exército de Libertação Popular (PLAAF).
KJ-200: também conhecido como Y-8W, este turboélice é baseado na fuselagem redesenhada do Y-8 Categoria III, com um nariz sólido e nova seção de cauda sem a rampa de carregamento traseira.
KJ-200: também conhecido como Y-8W, este turboélice é baseado na fuselagem redesenhada do Y-8 Categoria III, com um nariz sólido e nova seção de cauda sem a rampa de carregamento traseira.
Y-8J: conhecido desde o ano de 2000, esta plataforma AEW foi desenvolvida pela Shaanxi Aircraft Corporation (SAC) especialmente para a aviação naval chinesa e equipada com um radar de vigilância britânico Skymaster alojado em um radome proeminente. Tem como base o avião de transporte turboélice Y-8 (versão chinesa do soviético Antonov 12).
Y-8J: conhecido desde o ano de 2000, esta plataforma AEW foi desenvolvida pela Shaanxi Aircraft Corporation (SAC) especialmente para a aviação naval chinesa e equipada com um radar de vigilância britânico Skymaster alojado em um radome proeminente. Tem como base o avião de transporte turboélice Y-8 (versão chinesa do soviético Antonov 12).
WZ-9 Divine Eagle (drone): a primeira aeronave não tripulada do mundo destinada para a função AEW&C. Equipado com um motor a jato, ele tem um design incomum com duas fuselagens unidas pela asa e dois estabilizadores verticais.
WZ-9 Divine Eagle (drone): a primeira aeronave não tripulada do mundo destinada para a função AEW&C. Equipado com um motor a jato, ele tem um design incomum com duas fuselagens unidas pela asa e dois estabilizadores verticais.

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