A Fuerza Aérea Peruana (FAP) realizou a primeira missão operacional com um dos seus novos KC-130H adquiridos da Espanha. As duas aeronaves chegaram juntas ao Aeroporto Internacional de Lima em 15 de fevereiro, onde foram recebidas em cerimônia oficial pelo Presidente Interino da República do Peru.
A aeronave, matrícula FAP 393 (c/n 4871 ex-EdA TK.10-11/31-53), realizou uma missão em apoio às vítimas do Covid-19. O voo levou 320 cilindros de oxigênio vazios de Lima, para Tarapoto, Província de San Martín, onde está situada uma usina produtora de oxigênio medicinal. De tarapoto, o Hércules transportou cilindros carregados para hospitais de Iquitos, província de Maynas e da capital, Lima.
Um ano após o início do surto de coronavírus no Peru, o sistema de saúde do país continua apresentando déficit no fornecimento de oxigênio, apesar do esforço do setor privado para produzir o insumo nas suas plantas geradoras. De acordo com o governo peruano, com a segunda onda do covid-19, a demanda por oxigênio medicinal cresceu 200%. Em apoio aos peruanos, o Governo Chileno se ofereceu para doar 40 toneladas do produto medicinal.
@FFO