Novo helicóptero KAI LAH passa por testes de baixa temperatura no Canadá. A Korean Aerospace Industries (KAI) concluiu recentemente nove semanas de testes de baixas temperaturas com o seu novo Helicóptero Armado Leve (LAH – Light Armed Helicopter). O protótipo Nº 2, matrícula de testes LAH 002, foi enviado para as avaliações que foram encerradas no início deste mês, em Yellowknife, no Canadá.
Foram mais de 40 voos e aproximadamente 165 componentes avaliados. Os testes objetivaram principalmente o desempenho dos motores e outros equipamentos sob condições de temperaturas extremamente baixas. O KAI LAH passou pelos rigorosos testes, que o expôs a temperaturas de até 32°C negativos, por períodos de até doze horas.
O KAI LAH está sendo desenvolvido para o Exército da República da Coréia do Sul (ROKA – Republic of Korea Army) substituir os atuais helicópteros Bell AH-1F Cobra e McDonnell Douglas MD 500 Tow Defender. A nova aeronave foi apresentada pela primeira vez em dezembro de 2018, e fez o seu primeiro voo em julho do ano seguinte, nas instalações da KAI em Sacheon. Três protótipos foram construídos e estão passando por testes e avaliações visando a homologação.
O projeto do helicóptero sul-coreano é baseado no Airbus EC155, sendo equipado com dois motores turboeixo Safran Arriel 2L2, capaz de produzir uma potência máxima de 1.032 SHP. O ROKA planeja adquirir cerca de 210 unidades do LAH a partir de 2023, para utilizá-los em missões de ataque leve, apoio aéreo aproximado, escolta e transporte de tropas.
Fonte: KAI
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO