Novo drone furtivo turco TAI Anka III recolhe trens em voo de testes. Em mais uma importante etapa de desenvolvimento, o novo drone furtivo Anka III da empresa Turkish Aerospace Industries (TAI) pela primeira vez recolheu os trens de pouso durante um voo de testes. Esta foi mais uma etapa crítica alcançada pelo projeto turco, que realizou se voo inaugural em 28 de dezembro de 2023.
Em sua conta no X, a TAI compartilhou em 19/08 imagens do Anka III recolhendo os trens no voo de testes, e uma mensagem destacando que: “O Anka III, que fez seu voo inaugural em 28 de dezembro de 2023, completou com sucesso outra fase essencial ao recolher os seus trens de pouso em voo. Esta conquista destaca o desempenho excepcional do Anka III e nos aproxima de tecnologias pioneiras que fortalecerão as capacidades de defesa da nossa nação.”
Com design furtivo, impulsionado por um motor jato, velocidade máxima Mach 0.7, teto máximo de 40.000 pés, autonomia de 10 horas de voo e peso máximo de decolagem de aproximadamente sete toneladas, o Anka III é o primeiro projeto desta classe desenvolvido pela TAI, e atende um pedido da Força Aérea Turca (TUAF).
O avião de combate não tripulado (UCAV) Anka III deverá atender uma ampla gama de missões como Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR); ataques de profundidade para a supressão de defesas aéreas inimigas (DEAD/SEAD); retransmissão de comunicações; entre outras.
A indústria aerospacial turca é uma das líderes mundias no desenvolvimento de drones militares de combate e reconhecimento. O sucesso do drone mais famoso da Turquia, o Bayraktar TB2, projetado e fabricado pela Baykar, proporcionou oportunidades para a indústria aeroespacial turca vender seus drones em todo o mundo.
@FFO