Novo drone furtivo chinês CH-7 deverá estar em operação neste ano. A empresa chinesa Aerospace CH UAV deverá concluir até o final deste ano os testes de desenvolvimento do seu drone militar furtivo CH-7. A aeronave recentemente recebeu atualizações nos seus sistemas de guerra, com o objetivo de aprimorar a sua eficácia em combate.
O portal chinês de notícias Global Times, apurou junto ao fabricante que o protótipo do CH-7 está passando por avaliações em voo, demonstrando excelente desempenho do projeto, especialmente quanto ao design furtivo.
O CH-7 fez sua estreia pública durante o Airshow China 2018 em Zhuhai, e imediatamente chamou muito a atenção do público e analistas, especialmente por suas características furtivas e design em formato de asa voadora.
Após quatro anos, uma nova versão do CH-7 foi exposta no Airshow China 2022, com novo design para para atender às necessidades dos clientes por drones de combate de última geração aptos à atuar em futuras guerras assimétricas.
A versão mais atualizada do CH-7 tem envergadura de 26 metros (quatro metros a mais que a versão original), teto de serviço de 15 mil metros (superior aos 13 mil metros da versão original). A autonomia do CH-4 é estimada em 24 horas, o que significa que ele poderá realizar missões de vigilância e reconhecimento por longo tempo em altitudes superiores, importante para operar em ambientes altamente contestados.
Com seu design furtivo, o CH-7 será capaz de reduzir efetivamente a sua exposição aos radares inimigos, fator importante para uma missão de neutralização das defesas anti-aéreas hostis. Com peso máximo de decolagem de 10 toneladas, o CH-7 poderá transportar mísseis de grande porte ou bombas guiadas para missões de ataque.
Especialistas chineses esperam que a versão final do CH-7, já homologada, faça a sua aparição no próximo Airshow China 2024, programado para ser realizado de 12 a 17 de novembro em Zhuhai.
@FFO