Mais um contingente de Capacetes Azuis Argentinos seguiu para a Missão de Paz da ONU no Chipre (UNFICYP – United Nations Peacekeeping Force in Cyprus).
No último dia 17 de agosto, o Airbus A330-200 da Aerolineas Argentinas (LV-GHQ), realizou o voo ARG 1920 que decolou do Aeroporto Internacional de Buenos Aires-Ezeiza (SAEZ) com destino ao Aeroporto Internacional de Larnaca, no Chipre (LCLK), onde pousou 14 horas depois.
A bordo estavam 130 militares da Força Tarefa Argentina 56 (FTA 56) que atuarão na Missão da ONU para Manutenção da Paz no Chipre (UNFICYP). Diante as restrições de transportes e mobilidade internacional, impostas pela pandemia COVID-19, a ONU contratou a Aerolineas Argentinas para realizar o fretamento que transportou além do contingente argentino, militares brasileiros e paraguaios.
Os integrantes da FTA 56 passaram por isolamento de duas semanas nas instalações do Centro Argentino de Entreinamiento Conjuntos para Operaciones de Paz (CAECOPAZ), na Base Militar de Campo de Mayo, na região metropolitana de Buenos Aires. E após o desembarque na ilha cipriota, todos passarão por novo isolamento de 15 dias, antes de iniciarem as atividades na região.
A Força de Manutenção da Paz das Nações Unidas no Chipre (UNFICYP) foi estabelecida em 1964 com objetivo de evitar o prolongamento dos conflitos internos entre as comunidades greco-cipriota e turco-cipriota. A primeira Força Tarefa Argentina (FTA 1) foi enviada para o país insular em 1993, e desde então as forças armadas argentinas contribuem para a manutenção da paz e restauração da ordem no Chipre.
@FFO