Novo Comandante da Marinha do Brasil. O Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, assumiu o Comando da Marinha do Brasil em cerimônia realizada ontem (5/01) no Clube Naval de Brasília. Sem o comparecimento do seu antecessor, o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, o evento contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e demais autoridades civis e militares.
“Expresso aqui notória gratidão ao presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo apanágio ao nomear-me comandante da Marinha. Agradeço o introdutório de orientações e estímulo, particularmente ao referir-se à necessidade premente de prover o requerido espaço orçamentário para aumentar a capacidade e prontidão operacional da Marinha do Brasil”, declarou. Em seguida, estendeu o agradecimento ao Ministro da Defesa, “asseverando minha lealdade, comprometimento, disponibilidade e diligência na condução da Força Naval”.
Entre as prioridades do novo comandante estão o projeto de desenvolvimento e construção de submarinos convencionais e nucleares, a modernização da frota e o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, uma complexa estrutura de monitoramento via satélite do mar territorial brasileiro e da zona econômica exclusiva, que incluem as bacias petrolíferas do país.
“As pessoas olham para a amazônia verde, mas têm que olhar também para a amazônia azul, para os mares e oceanos, que garantem até mais oxigênio para a humanidade”, afirmou o Almirante em seu discurso.
Biografia
O Almirante Olsen foi promovido ao posto de Contra-Almirante em 25 de novembro de 2011. Ocupou, como Oficial General, os cargos a seguir: Diretor do Pessoal Civil da Marinha, Comandante da Força de Submarinos; Assessorar do Comandante de Operações Navais, Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais; Diretor de Hidrografia e Navegação; Diretor de Obras Civis da Marinha, Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha e Comandante de Operações Navais.
Ao longo da carreira, comandou o Navio-Varredor “Atalaia” e o Submarino “Tapajó”. Foi Imediato do Submarino “Tamoio” e do Navio-Aeródromo “São Paulo”. Atuou como assessor parlamentar e representou o Brasil na Junta Interamericana de Defesa (EUA), além de ter exercido a Chefia de Gabinete da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM).
Possui o Curso de Aperfeiçoamento de Submarinos para Oficiais, o Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores – Escola de Guerra Naval (EGN), o Curso de Pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Brasília, o “Advanced Course in Hemispheric Defense and Security” – Colégio Interamericano de Defesa, instituição vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington D.C. (EUA) e o Mestrado em Defesa e Segurança Hemisférica – Universidade Del Salvador (ARG).
Egresso do Colégio Militar de Fortaleza (1978), o Almirante de Esquadra Olsen ingressou na Marinha do Brasil em 1979, tendo sido declarado Guarda-Marinha em 14 de dezembro de 1982, ao concluir o Ciclo Escolar da Escola Naval.
@FFO