Novo C-130J Super Hércules da Indonésia na linha de montagem. A Força Aérea da Indonésia (TNI-AU – Tentara Nasional Indonesia-Angkatan Udara) receberá em breve o seu primeiro Lockheed Martin C-130J Super Hércules. Na semana passada o chefe do Estado-Maior da TNI-AU, Marechal Fadjar Prasetyo, visitou as instalações do fabricante nos Estados unidos, para checar o processo de produção da primeira aeronave.
A delegação militar da Indonésia, chefiada por Prasetyo, conheceu a linha de produção e as instalações de treinamento, bem como o simulador do C-130J. Os diretores da Lockheed Martin atualizaram os visitantes sobre o atual estágio de desenvolvimento da nova aeronave de transporte da Indonésia, que as fotografias mostram como tendo o número de construção (c/n) 5951.
“Ao adquirir as aeronaves C-130J, acredito que iremos aumentar as capacidades da Força Aérea, especialmente em operações de transporte aéreo”, disse Prasetyo no início desta semana, durante uma visita à fábrica da Lockheed Martin, no estado americano de Maryland.
Sem revelar qualquer detalhe sobre quantos Super Hércules foram comprados, o Marechal Prasetyo apenas elogiou a recepção oferecida pelos diretores da Lockheed Martin, e se limitou a expressar otimismo sobre a melhoria do programa de treinamento dos militares que operam a frota C-130 da Indonésia.
“Estou convencido de que esta visita nos esclareceu sobre a importância de melhorar o treinamento dos tripulantes das aeronaves C-130 e C-130J, permitindo assim aumentar a capacidade operacional dos dois modelos de aeronaves. Além disso, em meio à pandemia de COVID-19, o C-130 da Força Aérea tem um papel importante, principalmente na distribuição de vacinas e vários equipamentos médicos em todo o país”, acrescentou Prasetyo.
Atualmente a TNI-AU possui 23 C-130 Hércules distribuídos em três esquadrões de transporte: Skadron Udara 31 (SkU 31), da Base Aérea Halim Perdanakusuma, em Jacarta; o SkU 32 da Base Aérea Abdul Rachman Saleh, em Malang; e o SkU 33 da Base Aérea Sultan Hassanudin, em Makassar. Conforme o banco de dados da Scramble Magazine, a frota Hércules da TNI-AU está composta por:
@FFO