• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Novo AW139 presidencial da Força Aérea Colombiana está em Bogotá

18 de junho de 2021
Novo AW139 presidencial da Força Aérea Colombiana está em Bogotá (Foto: Tiziano Capenti).

Novo AW139 presidencial da Força Aérea Colombiana está em Bogotá. A Força Aérea Colombiana (FAC) recebeu no final mês passado, em Bogotá, o novo helicóptero AW139, destinado para transportar o Presidente da República. Técnicos do fabricante Leonardo Helicopters e do Comando de Transporte Aéreo Militar (CATAM), trabalham na montagem da aeronave executiva VVIP (Very Very Important Person).

O novo AW139, que receberá a matrícula FAC0008, foi fotografado em abril deste ano, durante voos de experiências na Itália, ostentando a pintura completa da presidência colombiana. Após a montagem e testes, a aeronave será incorporada as Escuadrón de Transporte Especial 821.

Após avaliar as opções disponíveis no mercado, a FAC optou pelo Leonardo AW139, que foi considerado o mais indicado para cumprir a missão de transportar o Presidente da República. O contrato para a aquisição da aeronave, foi oficialmente assinado em janeiro deste ano, conforme noticiamos aqui no Site da RFA.

O AW139 é um helicóptero bimotor médio, para até 12 passageiros, dois tripulantes, e desenvolvido pela Agusta (atual Leonardo) e Bell Helicopters. Está equipado com dois motores Pratt & Whitney PT6C-67C, assistidos por FADEC, que permitem atingir uma velocidade máxima de cruzeiro de 310 Km/h, e autonomia de até 5 horas de voo. Para a missão presidencial, o novo AW139 foi fabricado sob os requisitos específicos da FAC, inclusive com sistemas de autoproteção.

A Leonardo é líder no segmento de helicópteros multimotores de transporte VIP, com uma 
participação de cerca de 40% do mercado mundial. Na América Latina são mais de 400 aeronaves operando nos segmentos civil e militar. O sucesso se dá graças ao seu excelente desempenho em altas altitudes e temperaturas, versatilidade, modernas tecnologias embarcadas e alto nível de confiabilidade. O cockpit equipado com modernos aviônicos reduz a carga de trabalho da tripulação, permitindo que o piloto se concentre na missão.  A empresa italiana está usando essas qualidades para oferecer ao Governo da Colômbia a versão operacional militar AW139M, como opção para a substituição dos Bell UH-1, da FAC, Exército Colombiano, Armada e Polícia Nacional da Colômbia.

Atualmente, a frota do Escuadrón de Transporte Especial 821, é composta pelo Boeing 737-700 (FAC0001), o Fokker F-28 (FAC0002), o Bell 412 (FAC0004) e pelo UH-60L Halcon (FAC0007). O novo AW139 substituirá o Bell 412EP FAC0006,  perdido em acidente no dia 25 de outubro de 2019.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login