

Novo avião anfíbio chinês AG600 recebeu certificado de tipo da CAAC. O novo avião anfíbio chinês AG600, produzido pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC), obteve o certificado de tipo concedido no dia 20 de abril pela Autoridade de Aviação Civil Chinesa (CAAC).
Produzido nas instalações da AVIC no Aeroporto de Zhuhai, o AG600 é o maior anfíbio do mundo e a obtenção do certificado de tipo foi saudada como uma grande conquista para o setor aeroespacial da China. A entrega da primeira aeronave operacional está prevista para outubro deste ano.
Equipado com quatro motores turboélices Dongan WJ-6, a aeronave tem um peso máximo de decolagem de 60 toneladas, alcance de 3.900 milhas náuticas (4.500 km) e capacidade para lançar até 12 toneladas de água ou líquido retardante em missões de combate a incêndios.
A família AVIC AG600 foi desenvolvida com foco na capacidade e versatilidade das operações anfíbias, podendo ser equipadas com diversas configurações para atender uma ampla gama de missões civis e militares, como monitoramento do áreas marítimas, combate à incêndios, evacuação aeromédica, transporte de passageiros, cargas, operações logísticas, desembarque de tropas, entre outras.
A aeronave também pode dar suporte ao trabalho da guarda costeira da China, uma unidade paramilitar especializada em operações contra os vizinhos como Japão, Filipinas, Taiwan e Vietnã. Além disso, os AG600 poderão ser empregados em missões de suporte logístico nos diversos atóis no Mar da China Meridional que foram militarizados por Pequim a revelia da legislação internacional.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO