• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Novo atraso no programa VC-25B do futuro Air Force One da USAF

18 de junho de 2024
Novo atraso no programa VC-25B do futuro Air Force One da USAF (Arte: USAF).
Novo atraso no programa VC-25B do futuro Air Force One da USAF (Arte: USAF).

Novo atraso no programa VC-25B do futuro Air Force One da USAF. O primeiro voo de testes do VC-25B, futuro “Air Force One” da USAF, foi novamente adiado, desta vez por mais 16 meses. Conforme a informação obtida pelo Breaking Defense através um oficial da USAF, o voo deverá ocorrer apenas em março de 2026, se não houver novos contratempos.

O cronograma original previa que o primeiro de dois novos Boeing 747-8 presidenciais dos Estados Unidos (designados VC-25B) seria entregue neste ano de 2024 e o segundo jato cerca de seis meses após. Desde então, o programa de substituição dos dois envelhecidos Boeing 747-200 (VC-25A) do posto de “Air Force One” sofre sucessivos atrasos.

De acordo com as mais recente informações obtidas pelo Breaking Defense, os testes em solo e voo inaugural previstos pela USAF para ocorrer até julho de 2025, não deverão acontecer antes de março de 2026.

VC-25A USAF 28000 baseado no Boeing 747-200B de 1990 (Foto: USAF).
VC-25A USAF 28000 baseado no Boeing 747-200B de 1990 (Foto: USAF).

“A Boeing está, mais uma vez, revisando o cronograma do programa, o que pode resultar em alterações nas datas fornecidas”, disse o Oficial da USAF. O portal salienta que o novo cronograma será divulgado no final deste verão (hemisfério norte), e não está claro qual impacto poderá ter nas datas de entrega dos novos aviões presidenciais. A Boeing foi procurada pela reportagem do Breaking Defense, mas não quis comentar o assunto.

Executivos da Boeing admitiram no passado que os programas dos aviões-tanque KC-46A e dos Air Force One VC-25B são exemplos de “contratos de preços fixos imprudentes” firmados pela administração anterior da Boeing com o Pentágono. O atual CEO da Boeing, Dave Calhoun, disse aos investidores em 2022 que o programa VC-25B representava “um conjunto de riscos que a empresa não deveria ter assumido”.

A Boeing afirma que já perdeu cerca de US$ 2 bilhões apenas no programa VC-25B. Problemas decorrentes da pandemia, falência de empresas subcontratadas, situações de fiscalização do Pentágono envolvendo documentações de trabalhadores, foram alguns motivos dos atrasos bilionários no cronograma do projeto VC-25B.

Em 2019, o governo dos Estados Unidos comprou dois Boeing 747-8 originalmente fabricados para a empresa russa Transaero Airlines, mas que acabaram não sendo entregues devido a falência da companhia aérea. Essas modernas aeronaves estão sendo convertidas em VC-25B e substituirão os atuais Boeing 747-200 da USAF (VC-25A), matrículas 28000 e 29000, que desde 1990 transportam os presidentes dos Estados Unidos pelo mundo.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login