Novas imagens de satélite do Aeroporto de Cabul. A empresa americana de tecnologia espacial MAXAR Technologies Ltd. (antes DigitalGlobe), lançou imagens de satélite capturadas no dia 23 de agosto, do Aeroporto Internacional Hamid Karzai (KBL/OAKB), em Cabul no Afeganistão. As Imagens mostram a situação do aeroporto e arredores, em meio aos esforços para a evacuação de estrangeiros e aliados afegãos, depois da retomada do poder pelo Talibã no 15 de agosto.
Na segunda-feira (23/08), um tiroteio no lado externo do aeroporto matou um soldado afegão, e feriu outras três pessoas, segundo informações das Forças Armadas da Alemanha. Foi somente no dia 16 que o US Army conseguiu, com apoio do USMC, controlar a aérea interna e arredores do aeroporto, após as cenas de tumulto e desespero registradas no dia 15.
A área interna do aeroporto é controlada pelas Forças Armadas Americanas, que organiza os passageiros que irão embarcar nos voos. Do lado de fora do muro do aeroporto, os soldados do Talibã montaram postos de controle, filtrando a passagem para o aeroporto. Segundo as redes de notícias internacionais, aqueles que são procurados pela milícia são impedidos de passar e são levados pelo Talibã.
No sábado (21/08), os Estados Unidos alertaram para os riscos de circular na área externa do aeroporto, e disseram que o grupo extremista tem dificultado o acesso ao espaço para os aliados afegãos, situação que vem sendo amplificada a cada dia.
As evacuações de civis no Afeganistão envolvem uma das maiores e mais difíceis viagens aéreas da história, segundo o Departamento de Defesa dos EUA (US DoD). O Presidente Joe Biden tem reafirmado que a situação está progredindo. “Protegemos o aeroporto, permitindo a retomada dos voos – não apenas voos militares, mas fretamentos de civis e outros de outros países, e das organizações não governamentais, retirando assim civis e afegãos vulneráveis.”
Há cerca de 6.000 soldados americanos em solo afegão, incluindo militares da 82nd Airborne Division do US Army, que fornecem segurança nas áreas de pista do aeroporto. A 10th Mountain Division do US Army está montando guarda ao redor do aeroporto e a 24th Marine Expeditionary Unit (24ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais) está ajudando na partida dos civis. Até o dia 24 de agosto, os C-130J e C-17A da USAF retiraram 21.600 pessoas de Cabul.
O prazo dado pelo Talibã para total retirada americana se encerra no dia 31 de agosto e a promessa é que a situação fique mais tensa a medida que o prazo se esgote.
Fonte Reuters e US DoD
FFO/CAS