Novas fotografias do caça furtivo chinês J-31/FC-31 em voo de testes. A indústria aeronáutica chinesa continua trabalhando fortemente no desenvolvimento de novos caças de quinta geração. Isso fica evidente pelas diversas fotografias amadoras que são frequentemente publicadas nas redes sociais.
Recentemente o usuário do X, @RupprechtDeino, publicou uma imagem que mostra um caça furtivo Shenyang J-31, também chamado de FC-31 Gyrfalcon, em voo de experiências em local não revelado. Aliás, quase tudo nesses projetos são mantidos em segredo pela indústria chinesa, entretanto analistas chamam a atenção para detalhes na fotografia.
O jato em voo aparenta ter o trem de pouso dianteiro com roda única, indicando que seria uma versão para operações em pistas convencionais (a versão naval J-35 tem rodas duplas e perna articulada e reforçada). Além disso, uma saliência sob o nariz poderia acomodar um sistema infravermelho de busca e rastreamento (IRST).
RupprechtDeino também chama a atenção para rumores de que o novo caça furtivo chinês estaria recebendo a denominação de J-35X, o que poderia demonstrar o real objetivo da Shenyang com este projeto.
A China tem no Shenyang J-31/FC-31 (ou agora J-35X) uma poderosa aeronave de quinta geração para oferecer ao mercado internacional, rivalizando com o americano F-35 Ligthning II. Mostra disso foi a recente notícia de que o Paquistão anunciou seu grande interesse em adquirir um lote desse novo caça.
@FFO