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Nova Zelândia aposentou seus C-130H Hércules

27 de fevereiro de 2025

RZNAF's 40 SQN conducts a 2-ship flypast around Auckland to celebrate the service of the C130-Hercules as it begins it's fleet retirement later this year.

Nova Zelândia aposenta seus C-130H Hércules (Fotos: RNZAF).
Nova Zelândia aposentou seus C-130H Hércules (Fotos: RNZAF).

Nova Zelândia aposentou seus C-130H Hércules. A Força Aérea Real da Nova Zelândia (RNZAF) aposentou seus últimos C-130H Hércules, após quase seis décadas de serviços prestados. Para marcar a ocasião, na semana passada quatro C-130H realizaram um voo de despedida sobre algumas partes do País.

Dois C-130H no voo de despedida.
Dois C-130H no voo de despedida.

A RNZAF operou um total de cinco Lockheed Martin C-130H, recebidos entre 1965 e 1969 pelo Esquadrão Nº 40 na Base Aérea de Auckland. Matriculados de NZ7001 à NZ7005, eles acumularam mais de 155 mil horas de voo e quase 100 mil pousos nos mais diversos – e inóspitos – ambientes operacionais.

Os cinco C-130H em voo de formação com a antiga pintura da RNZAF.
Os cinco C-130H em voo de formação com a antiga pintura da RNZAF.

Nessas quase seis décadas, a frota de C-130H da RNZAF não registrou nenhum acidente grave. Considerando o tipo de missão e as condições severas e hostis muitas vezes encontradas, trata-se de uma marca considerável.

A RNZAF operou cinco C-130H Hércules por quase 60 anos, sem nenhum registro de acidentes grave.

O Comandante da RNZAF, Vice-Marechal do Ar Darryn Webb, destaca algumas operações realizadas pelos C-130H: “Esses Hércules realizaram operações de resgates no meio do inverno antártico com temperaturas negativas de 35 graus, inúmeras missões de resposta a desastres naturais na região Indo-Pacífico, e situações de evacuações rápidas, como Cabul em 2021, além de operar em diversas zonas de combate”, destacou.

Três C-130H do 40 Sq (NZ7004, NZ7003, NZ7001) no Aeródromo de McMurdo, com o Monte Erebus ao fundo.
Três C-130H do 40 Sq (NZ7004, NZ7003, NZ7001) no Aeródromo de McMurdo, com o Monte Erebus ao fundo.

Na década de 1970, um C-130H foi a primeira aeronave da RNZAF a visitar a China continental e a União Soviética durante a Guerra Fria. A frota também prestou serviço no Paquistão, Camboja e Bangladesh.

C-130H NZ7001 em missão de ajuda humanitária na Somália em 1993.
C-130H NZ7001 em missão de ajuda humanitária na Somália em 1993.

Na década de 1990, os C-130H foram enviadas para a Arábia Saudita em apoio aos aliados na Guerra do Golfo, além de prestarem suporte às Nações Unidas na Bósnia e Herzegovina, Somália, Uganda, Golfo Pérsico, Ruanda e Timor Leste.

NZ7003 durante as operações na Guerra do Golfo em 1990.
NZ7003 durante as operações na Guerra do Golfo em 1990.

“Nossas equipes operaram em todos os cantos do globo em missões como o resgate das vítimas do desastre aéreo do Monte Erebus na Antártida (1979), na evacuação de 120 pessoas de Banda Aceh após o Tsunami de 2004″, destacou o Vice-Marechal Webb, lembrando ainda do “lançamento aéreo de uma escavadeira nas remotas Ilhas Pitcairn no Pacífico, a movimentação de crocodilos e um elefante para reservas selvagens, além de uma de uma experiência pessoal – e infeliz – de trazer um porco vivo ganho de presente dos habitantes das Ilhas Bougainville.”

C-130H realizando lançamento aéreo.
C-130H realizando lançamento aéreo.

Em 2001, os C-130H da RNZAF foram responsáveis pelo transporte de tropas e equipamentos da Nova Zelândia para o Afeganistão, iniciando uma implantação de aproximadamente duas décadas. Mais recentemente os Hércules neozelandeses também prestaram suporte às tropas na Ucrânia, em apoio à invasão da Rússia.

NZ7005 no Afeganistão em 2006.
NZ7005 no Afeganistão em 2006.

Ao longo dos anos, os Hércules receberam uma série de modificações e modernizações. Em 2005 foi iniciado o Programa de Extensão de Vida, que envolveu uma ampla atualização da aviônica e reforma estrutural, após a qual as aeronaves foram redesignadas como C-130H(NZ).

NZ7005 evacuando civis no Oriente Médio.
NZ7005 evacuando civis no Oriente Médio.

Em 2020, o governo anunciou que os envelhecidos C-130H Hércules seriam substituídos por cinco novos C-130J-30 Super Hércules, recebidos entre agosto e dezembro de 2024, o que permitiu a aposentadoria da envelhecida frota “H”.

No último dia 19 de fevereiro, o NZ7001 foi oficialmente entregue para o acervo do Museu da Força Aérea em Wigram. O destino final das células armazenadas na Base Aérea de Woodbourne não foi divulgado.

Fonte: RNZAF

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