Nova versão do caça indiano HAL Tejas Mk-1A em testes de voo. A Índia está em pleno andamento dos testes de voo da mais nova variante da aeronave de combate leve (LCA) Tejas Mk-1A, desenvolvida pela empresa local Hindustan Aeronautics Limited (HAL).
A HAL confirmou para Janes Defense que o primeiro Mk-1A entrou na fase de testes em voo no mês de abril. Citando uma fonte anônima ligada ao fabricante, a aeronave em testes é a SP25, um exemplar do bloco FOC (Final Operational Clearance), fabricada em 2020.
“Esta aeronave foi modificada para a nova versão, e servirá como plataforma de teste para a linha de produção do Mk-1A”, disse a fonte da HAL.
Os testes de voo não foram divulgados porque a HAL afirmou que essas avaliações fazem parte das atividades de rotina da produção. “Estamos voltados para garantir que as aeronaves sejam entregues à Força Aérea Indiana (IAF) até 2024, de acordo com o prazo acordado no cronograma”, informou a Janes Defense.
Em 13 de janeiro, o Comitê do Gabinete de Segurança da Índia (CCS), chefiado pelo Primeiro-Ministro Narendra Modi, anunciou a assinatura de um contrato para a aquisição de 83 aeronaves de combate HAL Mk-1A Tejas (LCA) para a Força Aérea Indiana (IAF). O contrato no valor de US$ 6,24 bilhões, envolve 73 caças monoplace e 10 treinadores biplaces.
O Light Combat Aircraft (LCA) Mk-1A versão de combate de 4+ projetada, desenvolvida e fabricada pela indústria indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL). A aeronave desenvolvida para atender os requisitos operacionais da IAF, está equipada com modernos sistemas como radar Active Eletronicically Scanned Array (AESA), capacidade para mísseis Beyond Visual Range (BVR), suite de Electronic Warfare (EW) e sistema para reabastecimento em voo.
@FFO