Nova companhia aérea cargueira estatal venezuelana. A mais nova empresa aérea estatal venezuelana, a EMTRASUR (Empresa de Transporte Aerocargo del Sur), recentemente recebeu a sua primeira aeronave. O Boeing 747-300, matrícula YV3531 (c/n 23413), batizado como “Luisa Cáceres de Arismendi”, pousou no Aeroporto Internacional de Caracas (CCS/SVMI), na noite de em 11 de fevereiro, em voo procedente do Aeroporto de Minsk (MSQ/UMMS), capital da Belarus, trazendo 24 toneladas de insumos médico-hospitalares.
A EMTRASUR é uma empresa cargueira subsidiária da estatal Conviasa, criada através do Decreto nº 4.379 assinado pelo Presidente Nicolás Maduro, e publicado no Diário Oficial 42.011 de 19 de novembro de 2020. A sua base de operações será a Base Aérea de El Libertador, em Maracay, no Estado de Arágua, onde estão sendo realizados obras de ajustes para a ativação o terminal cargueiro do Aeroporto Internacional José Félix Ribas.
Fabricado em janeiro de 1986 para a extinta companhia aérea francesa UTA (F-GETA), o Boeing 747-300 passou pela Air France (F-GETA) e pela companhia iraniana Mahan Airlines (EP-MND). Consta que esse jato, um 747 Combi (pode transportar passageiros e/ou cargas) estava fora de operações desde o final de 2019.
Com a aquisição do Boeing 747 o governo venezuelano planeja aumentar as exportações, além de abastecer o país com produtos necessários no mercado interno, incentivando o comércio entre a Venezuela e nações da Ásia, Oriente Médio e América.
Falando na chegada do avião da EMTRASUR em Caracas, o Ministro das Relações Exteriores Venezuelano, Félix Plasencia, disse que uma delegação da Conviasa e do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) recentemente esteve na Belarus, onde foram assinados acordos operacionais que irão garantir uma rota regular de cargas entre a Europa e a América Latina.
@FFO