Nova capacidade BLOS no horizonte para os B-52. A USAF deu um passo mais perto de equipar a sua frota de Boeing B-52H com uma nova capacidade de comunicação além da linha de visão (BLOS — Beyond Line of Sight) chamada IRIS.
O 49th Test and Evaluation Squadron (49th TES) executou a primeira demonstração aérea utilizando o sistema de comunicação BLOS emparelhado com um terminal Iridium Certus em um B-52 Stratofortress na Base Aérea de Barksdale, em 22 de junho.
“Em um cenário de guerra, o único ponto de falha geralmente está em nossa capacidade de comunicação”, disse o Capitão Richard Brown, comandante de voo de teste convencional do 49th TES. “Se não pudermos enviar e receber dados de missão crítica de nossa aeronave de forma confiável e eficiente, perderemos. O sistema IRIS é uma das muitas soluções de datalink que precisamos para equipar o combatente para a luta de hoje”.
Enquanto a tripulação do bombardeiro subia aos céus, uma equipe de operações de combate do 608th Air Operations Center (608th AOC) forneceu ações de comando e controle e avaliou a capacidade de transferência de voz e dados do B-52 equipado com IRIS, para incluir a transmissão de informações em tempo real de imagens e vídeos.
O sistema IRIS, que aproveita a constelação de satélites Low Earth Orbit Iridium NEXT, garante uma cobertura global completa. Além disso, a IRIS renunciará ao uso da banda de 2,4 Kbps do Iridium para as velocidades de banda L, muito superiores do Iridium Certus, um serviço de banda larga com capacidade de banda de até 704 Kbps.
“Hoje, aprendemos que o Sistema IRIS pode ser imediatamente empregado usando táticas conjuntas atuais para controle operacional e tático de aeronaves de ataque de longo alcance”, disse o Tenente-Coronel Paul Goossen, chefe da Divisão de Operações de Combate da 608th AOC.
A equipe AOC também reconheceu que o método de “como” o serviço adquire um novo recurso desempenha um papel significativo no cronograma de implementação do novo recurso. “Descobrimos que o programa do AFWERX SBIR funciona para encontrar soluções de protótipos rápidas por meio de meios comercialmente disponíveis”, disse Chris Morales, vice-chefe da Divisão de Operações de Combate da 608th AOC. “Às vezes, as soluções para problemas globais podem ser encontradas em sua comunidade local por meio de pequenos fornecedores”.
O Comando de Ataque Global da Força Aérea alavancou um contrato AFWERX Small Business Innovation Research (SBIR) Fase II para avaliar a viabilidade de vincular o sistema de uso comercial da Outerlink Global Solutions à arquitetura de satélite global, para permitir uma cobertura sem restrições para os B-52. O programa SBIR envolve pequenas empresas com pesquisa e desenvolvimento do governo federal.
Após o sucesso do evento de teste, o Air Force Global Strike Command (AFGSC) continuará trabalhando no processo AFWERX para obter um contrato de Finanças Estratégicas SBIR para apoiar o IRIS. Isso permitirá a integração permanente do bombardeiro e a coordenação perfeita entre os centros geográficos de operação aérea usando o sistema. O IRIS está pronto para substituir o Global Iridium Bomber Set (GLIBS), que está em serviço desde 2017.
O sistema de comunicação BLOS é uma das soluções do AFGSC para integrar a frota de B-52 ao conjunto de problemas de Comando e Controle Conjunto de Todos os Domínios (JADC2 — Joint All-Domain Command and Control).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS