Em 11 de dezembro, o clássico Fokker F-28 Mk.1000C da Fuerza Aérea Argentina (FAA), matrícula TC-52, foi visto com novo padrão de camuflagem cinza de baixa visibilidade. A aeronave, pertencente ao II Escuadrón do Grupo Aéreo I, foi submetida a um cheque e pintura externa na Base Aérea de El Palmomar, Buenos Aires.
A FAA havia programado para o dezembro de 2019, a retirada de serviço o último Fokker 28 ativo, na ocasião o TC-53. Dois meses antes do programado, esta aeronave apresentou falhas estruturais nas asas, devido à fadiga, o que antecipou a sua paralisação. Desta forma, II Escuadrón do Grupo Aéreo I ficou sem aeronaves e sem orçamento para aquisição de novos meios, afim de repôr os Fokker 28.
A solução encontrada pela FAA foi reativar emergencialmente o Fk-28, TC-52, que estava estocada e preservada desde setembro de 2018. Esta aeronave necessitava apenas de um cheque 2C, nunca iniciado tendo em vista a desprogramação prevista para o ano seguinte. Após quatro meses de trabalho nos hangares da Base Aérea de El Palomar, os mecânicos do Grupo Técnico I e uma equipe da FAdeA, revisaram o completamente o TC-52, recolocando de volta ao serviço em 04 de fevereiro de 2020, ainda no padrão de camuflagem antigo, revisada agora em dezembro.
@FFO