Nova aeronave VIP para a Força Aérea Brasileira? A Força Aérea Brasileira (FAB) estaria muito perto de adquirir uma aeronave de transporte VIP de longo alcance, em uma negociação que segue sob absoluto sigilo. A informação é do jornalista Rodrigo Rangel, publicada hoje (31/08) na sua coluna no portal Metrópoles.
Sob o título “Vem aí o Aerolula padrão sheik”, a reportagem chama a atenção que desde que retornou ao Palácio do Planalto, uma das reclamações do presidente Luís Inácio Lula da Silva, é o “desconforto e pequena autonomia” das aeronaves de longo curso do Grupo de Transporte Especial (GTE), unidade da FAB responsável pelos deslocamentos aéreos da presidência da República.
“Depois de fazer as primeiras viagens internacionais de seu terceiro mandato, Lula passou a se queixar da falta de espaço e da baixa autonomia das aeronaves que servem à Presidência e pediu aos seus auxiliares uma solução. Em junho, ele chegou a tratar do assunto pessoalmente com a cúpula da FAB”, cita a reportagem de Rangel.
A informação do jornalista é que, durante uma viajem ao Oriente Médio, os Oficias da FAB e representantes do Planalto teriam localizado uma aeronave usada, em configuração VIP e com grande autonomia, que poderia atender às necessidades da presidência.
As buscas pelo futuro “Força Aérea Brasileira 01” estava focada no bilionário mercado árabe, onde, de acordo com Rangel, os “Sheiks” com certa frequência renovam as suas frotas de aeronaves de luxo e colocam à venda os modelos usados por “bons preços”.
“Foi justamente olhando para esse mercado que a FAB encontrou uma opção considerada perfeita para os anseios de Lula. Trata-se de um avião de transporte VIP que, atualmente, é utilizado em um país árabe”, afirma a reportagem.
Citando fontes de dentro do governo, o jornalista informou que o negócio está bem encaminhado e correndo sob absoluto sigilo. Nenhum detalhe foi vazado, portanto, não se sabe publicamente qual é o modelo da aeronave bem como o seu valor.
Para deslocamentos internacionais, a Presidência do Brasil tem a sua disposição o Airbus A319ACJ matrícula FAB 2101 (designação militar VC-1), comprada em 2005, durante o primeiro mandato do presidente Lula. O VC-1 é uma versão executiva do jato comercial Airbus A319, configurado internamente para transporte VIP, com maior autonomia e sistemas exclusivos de comunicação. Apesar disso, não se trata de uma aeronave originalmente desenvolvida para missões intercontinentais, necessitando de escalas técnicas para reabastecimento em voos de longo curso, o que tem incomodado Lula.
Além disso, mais recentemente o 2º/2º Grupo de Transporte “Esquadrão Corsário” recebeu dois Airbus A330-200, matrículas FAB 2901 e FAB 2902 (designação militar C-30). Essas aeronaves tem grande autonomia e voam por longas distâncias sem escalas, mas não tem a configuração interna no padrão executivo. Elas são operadas com assentos de passageiros em classe única, da mesma forma de quando voavam na aviação comercial, o que não atende às necessidades de conforto do presidente.
A nova aeronave VIP da FAB, se realmente chegar para o GTE, deverá reunir as duas características desejadas pelo atual presidente brasileiro: autonomia e conforto. “Se tudo der certo, o novo Aerolula — agora no padrão sheik árabe — estará a caminho de Brasília em breve”, finaliza Rangel em sua reportagem.
@FFO