• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Nova aeronave chinesa KJ-700 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle

25 de junho de 2024
Nova aeronave chinesa KJ-700 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (Fotos: Andreas Rupprecht).
Nova aeronave chinesa KJ-700 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (Fotos: Andreas Rupprecht).

Nova aeronave chinesa KJ-700 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle. Recentes imagens publicadas nas redes sociais estão chamando a atenção para a existência de uma nova aeronave chinesa de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, ou Airborne Early Warning and Control (AEW&C).

Na semana passada, Andreas Rupprecht, especialista aviação militar chinesa, publicou no X a imagem do que seria um já conhecido KJ-500H AEW&C ostentando várias modificações “anormais”, como a seção de nariz, um pod sob o queixo, uma cúpula maior no topo do radar rotativo (rotodome) e grandes saliências na seção traseira lateral da fuselagem.

Posteriormente, Rupprecht recebeu a informação confirmando que se tratava do novo KJ-700 AEW&C, e não uma versão atualizada do já conhecido KJ-500H, como pensava. Procurado por The Aviationist, Rupprecht disse que não há nada de oficial por parte da Força Aérea do Exército Popular da China (PLAAF) sobre a aeronave.

KJ-700 na camuflagem da PLAAF (Fotos: Andreas Rupprecht).

Até agora se tem conhecimento de pelo menos duas imagens do KJ-700 em pinturas diferentes. Uma no esquema de fábrica (abertura desta nota) e outra com a camuflagem padrão e as marcas da PLAAF na parte traseira da fuselagem (logo acima). Não se sabe se são dois protótipos diferentes ou se é a mesma aeronave repintada.

Não há nenhuma informação publicamente disponível sobre o desempenho e as capacidades do KJ-700. A evolução de plataformas aéreas AEW&C e AWACS é considerado algo natural, especialmente diante do avanço tecnológico da indústria de micro-eletrônica chinesa e pelo avançado na área de sensores e radares eletrônicos AESA (Active Electronically Scanned Array).

Shaanji KJ-500
Shaanji KJ-500

Além disso, a China ainda tem grande parte do seu teatro de operações em ambiente marítimo. Isso exige a necessidade de plataformas AEW&C com capacidade ISR/EO (Inteligência, Vigilância, Reconhecimento/Eletro-Óptico) para a detecção de navios de superfície.

Atuais aeronaves AEW&C da China:

Xian KJ-2000: desenvolvido pela Xi’an Aircraft Corporation (XAC), é baseado no quadrimotor russo A-50 Mainstay. Atualmente é a maior plataforma AEW&C da China;

Shaanji Y-8J: baseado no quadrimotor turboélice de transporte Y-8, foi desenvolvido pela Shaanxi Aircraft Corporation (SAC) para aviação naval do PLA;

Shaanji Y-8JW ou KJ-200: é uma versão melhorada do Y-8J, baseado na fuselagem modificada do turboélice de transporte Y-8, principalmente na seção dianteira e cauda, bem como a remoção da rampa traseira de cargas;

Shaanji KJ-500: baseado na fuselagem do Y-9 é usado tanto pela Força Aérea quanto pela Aviação Naval, onde também é conhecido como Gaoxin 9.

Xian KJ-600: a mais recente aeronave da frota AEW&C. Trata-se de um bimotor turboélice destinado a operar embarcado no porta-aviões Fujian.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login