Nova aeronave chinesa KJ-700 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle. Recentes imagens publicadas nas redes sociais estão chamando a atenção para a existência de uma nova aeronave chinesa de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, ou Airborne Early Warning and Control (AEW&C).
Na semana passada, Andreas Rupprecht, especialista aviação militar chinesa, publicou no X a imagem do que seria um já conhecido KJ-500H AEW&C ostentando várias modificações “anormais”, como a seção de nariz, um pod sob o queixo, uma cúpula maior no topo do radar rotativo (rotodome) e grandes saliências na seção traseira lateral da fuselagem.
Posteriormente, Rupprecht recebeu a informação confirmando que se tratava do novo KJ-700 AEW&C, e não uma versão atualizada do já conhecido KJ-500H, como pensava. Procurado por The Aviationist, Rupprecht disse que não há nada de oficial por parte da Força Aérea do Exército Popular da China (PLAAF) sobre a aeronave.
Até agora se tem conhecimento de pelo menos duas imagens do KJ-700 em pinturas diferentes. Uma no esquema de fábrica (abertura desta nota) e outra com a camuflagem padrão e as marcas da PLAAF na parte traseira da fuselagem (logo acima). Não se sabe se são dois protótipos diferentes ou se é a mesma aeronave repintada.
Não há nenhuma informação publicamente disponível sobre o desempenho e as capacidades do KJ-700. A evolução de plataformas aéreas AEW&C e AWACS é considerado algo natural, especialmente diante do avanço tecnológico da indústria de micro-eletrônica chinesa e pelo avançado na área de sensores e radares eletrônicos AESA (Active Electronically Scanned Array).
Além disso, a China ainda tem grande parte do seu teatro de operações em ambiente marítimo. Isso exige a necessidade de plataformas AEW&C com capacidade ISR/EO (Inteligência, Vigilância, Reconhecimento/Eletro-Óptico) para a detecção de navios de superfície.
Atuais aeronaves AEW&C da China:
Xian KJ-2000: desenvolvido pela Xi’an Aircraft Corporation (XAC), é baseado no quadrimotor russo A-50 Mainstay. Atualmente é a maior plataforma AEW&C da China;
Shaanji Y-8J: baseado no quadrimotor turboélice de transporte Y-8, foi desenvolvido pela Shaanxi Aircraft Corporation (SAC) para aviação naval do PLA;
Shaanji Y-8JW ou KJ-200: é uma versão melhorada do Y-8J, baseado na fuselagem modificada do turboélice de transporte Y-8, principalmente na seção dianteira e cauda, bem como a remoção da rampa traseira de cargas;
Shaanji KJ-500: baseado na fuselagem do Y-9 é usado tanto pela Força Aérea quanto pela Aviação Naval, onde também é conhecido como Gaoxin 9.
Xian KJ-600: a mais recente aeronave da frota AEW&C. Trata-se de um bimotor turboélice destinado a operar embarcado no porta-aviões Fujian.
@FFO