Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. Um apanhado dos fatos relevantes da Aviação Naval Brasileira.
1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução participa da Vistoria de Segurança de Aviação do Navio-Escola Brasil
A aeronave IH-6B, matrícula N-5048, pertencente ao 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1), embarcou no Navio-Escola “Brasil” (U27) em 16 de junho. Ele participou da Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) do navio, conduzida pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SPAAerM).
O “Garça 48” foi empregado na realização de exercícios de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB), simulação de crache no convoo, transferência de carga utilizando bolsa de mensagem (PICK-UP) e reabastecimento vertical de carga (VERTREP). Todos os exercícios foram realizados ao sul da Boca da Barra do Rio de Janeiro-RJ.
O Navio-Escola “Brasil” irá suspender no mês de julho, dando início à XXXVI Viagem de Instrução de Guardas-Marinha. Nesse sentido, o Esquadrão HI-1 contribuiu para o adestramento dos militares e para o incremento da Segurança de Aviação do navio.
1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução apoia o Comando do 2° Distrito Naval
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) apoiou os adestramentos das Equipe de Manobra com Helicópteros e Crache (EQMAN) da Base Naval de Aratu, da Corveta “Caboclo” (V19) e do Navio-Patrulha “Gravataí” (P51), visando à extensão da qualificação dos militares dessas equipes, no período de 10 a 17 de Junho.
A missão foi desenvolvida com a aeronave IH-6B N-5054, realizando pousos e decolagens, além de fainas de reabastecimento vertical de carga (VERTREP). Durante este mesmo período, o Esquadrão também apoiou as Capitanias dos Portos de Salvador e de Aracaju por meio de ações de Inspeção Naval, tanto no interior quanto na costa desses Estados.
1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução participa da Vistoria de Segurança de Aviação do Navio Doca Multipropósito Bahia
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) embarcou no Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G40), com a aeronave N-5048, para participar da missão de Vistoria de Segurança de Aviação (VSA), conduzida pelo Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SPAAerM), no dia 14 de Junho de 2022.
A aeronave “Garça 48” foi empregada na realização exercícios de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB), transferência de carga (PICK-UP), utilizando bolsa de mensagem e reabastecimento vertical de carga (VERTREP).
Dessa forma, o Esquadrão HI-1 contribuiu para o adestramento dos envolvidos e para o incremento da segurança de aviação do NDM “Bahia”.
1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral participa da Missão Ágata Norte
Entre 09 de maio e 22 de junho, o helicóptero UH-12 N-7085 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1), participou da Missão Ágata Norte com um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE).
No âmbito do Ministério da Defesa, o combate a ilícitos é realizado por meio das Operações Ágata. O objetivo é integrar e articular ações de segurança pública da União, de inteligência, de controle aduaneiro e das Forças Armadas com os Estados e Municípios situados na faixa de fronteira, incluídas suas águas interiores e costa marítima.
Durante a missão, foi realizada a Operação Tambaqui, que concentrou suas ações na região da foz do Rio Amazonas, estendendo-se ao Estado do Amapá, o qual faz fronteira com a Guiana Francesa até a foz do Rio Pará, onde fica localizada a cidade de Belém (PA).
A aeronave N-7085 foi empregada como vetor armado de esclarecimento e identificação de contatos de superfície, contribuindo, diretamente, com o posicionamento estratégico do Navio Capitania da operação, o Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia. A compilação do quadro tático auxiliou o Coman-dante do Grupo Tarefa (CGT) a localizar áreas de interesse, otimizando as abordagens do Grupo de Visita e Inspeção utilizando lancha orgânica deste navio.
Ao longo da operação, o EsqdHU-1 realizou, ainda, ações de presença durante as abordagens, fato que corrobora com o poder dissuasório que a aeronave dispõe.
1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste presta apoio à Vistoria de Segurança de Aviação
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), subordinado ao Comando do 9° Distrito Naval (Com9°DN), apoiou a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) dos navios do Comando da Flotilha do Amazonas no decorrer do mês de junho.
Com o intuito de identificar perigos relacionados à atividade aérea, propor recomendações de segurança e eliminar ou mitigar os riscos associados, foi conduzida pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAA) do Com9°DN no Navio-Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira”, no Navio de Assistência Hospitalar “Osvaldo Cruz” e no Navio de Assistência Hospitalar “Carlos Chagas”.
Na ocasião, foram realizados exercícios de perda de comunicações entre o navio e a aeronave, Crache e resgate dos tripulantes, PICK UP, VERTREP, além de pousos e decolagem a bordo. Durante os exercícios de Crache no convoo, foram avaliados os procedimentos de combate a incêndio e de atendimento às vítimas pelos membros da Equipe de Manobra e Crache dos navios.
Fonte: ComForAer
@FFO