Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. Resenha de notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil.
1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino realiza EVAM a bordo do Navio-Patrulha Oceânico Apa
O 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) realizou evacuação aeromédica (EVAM) de um tripulante civil a bordo do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Apa, no dia 01 de maio.
Durante o período de 28 de abril a 01 de maio, o EsqdHS-1, que participava de missão conjunta entre a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF), foi acionado para realizar EVAM como Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE).
A aeronave SH-16, Seahawk, decolou do Aeroporto Santos Dumont (SBRJ) em direção ao NPaOc Apa, transportando um Agente da PF e tripulantes aéreos de resgate. O navio encontrava-se aproximadamente a 200 km ao sul do Rio de Janeiro com um paciente civil acidentado a bordo. O tripulante foi transportado de volta ao SBRJ, de onde pôde ser conduzido para uma Unidade de Atendimento médico.
O sucesso da ação realizada pelos militares de São Pedro da Aldeia demonstra o esforço da Marinha do Brasil em garantir a salvaguarda da vida humana no mar e de cuidar da nossa gente.
CIAAN realiza estágio de sobrevivência no mar e na selva para Alunos do CAAVO e do ApAvO
O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) realizou o treinamento prático de sobrevivência na selva e no mar para os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO) e do Curso Especial de Apoio à Aviação para Oficiais (C-ESP-ApAvO).
A sobrevivência na selva contemplou aulas práticas de confecção de abrigo, preparação da área de estacionamento, preparação de armadilhas, primeiros socorros, técnicas para obtenção de água, alimentos e fogo. Os alunos foram resgatados da mata localizada na Estação Radiogoniométrica da Marinha em Campos Novos pela aeronave UH-15 do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2).
Durante o treinamento de sobrevivência no mar foram realizadas aulas práticas de flutuação, natação utilitária, abordagem e embarque em balsa salva vidas, salto de plataforma e simulador de escape de aeronaves (UTEPAS) sendo os alunos resgatados na Lagoa de Araruama pela aeronave SH-16 do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1).
2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral realiza a 1° infiltração assistida por Óculos de Visão Noturna por Tethered Duck
O 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2), em conjunto com militares do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav), realizou a primeira infiltração de Operações Especiais por Tethered Duck assistida por Óculos de Visão Noturna (OVN), na noite de 05 de maio.
O voo simulou uma situação de infiltração de elementos de operações especiais no mar, durante o período noturno, utilizando a técnica de Tethered Duck, na qual uma equipe desembarca a partir de um helicóptero, realizando o lançamento de um bote e todo o equipamento necessário ao cumprimento de uma missão de combate.
A Capacidade Operativa de realizar voo de Tethered Duck empregando OVN é inédita para a Marinha do Brasil, demonstrando, assim, o progresso do aprimoramento da Aviação Naval e das Equipes de Operações Especiais. O adestramento teve como propósito aprimorar a capacidade operacional das unidades envolvidas, habilitando pilotos e tripulantes da Unidade Aérea, além de membros da equipe de operações especiais a realizarem este método de infiltração no período noturno.
Cabe ressaltar que para o sucesso da operação foi realizado um planejamento detalhado, com ensaio diurno, visando o cumprimento da missão com segurança e empregando as capacidades oferecidas pela aeronave UH-15 e pelo OVN.
@FFO