Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia de Grupo Aéreo Naval de Manutenção recuperam o Sistema Ótico de Emergência
Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e o Grupo Aeronaval de Manutenção (GAerNavMan), com intuito de contribuir para a manutenção do treinamento de Prática Terrestre de Pouso em Navio (PTPN), executaram a reparação e substituição do sistema ótico fixo por um sistema móvel, capaz de ser empregado na pista de pouso e decolagem do aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller.
O antigo Sistema Óptico de Emergência (SOE) ficava instalado, de forma fixa, no Navio-Aeródromo (NAe) São Paulo e servia para auxiliar o pouso das aeronaves de asa fixa que operavam naquele Navio. O projeto, bastante desafiador devido ao longo tempo sem operação e de suas condições degradadas, teve a necessidade de execução de um minucioso trabalho de reparação dos sistemas elétrico, óptico e estrutural.
Além da necessidade de confeccionar um novo sistema elétrico para aumentar a segurança do operador, novas estruturas metálicas para suportar o conjunto de luminárias tiveram que ser desenvolvidas, bem como o sistema de tração, que será conectado por engate rápido nas viaturas que operam na pista da BaeNSPA.
Militares do Complexo Aeronaval concluem montagem do Sistema Ótico de Pouso no Museu da Aviação Naval
A equipe da Divisão Técnica da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, em conjunto com as equipes do Museu da Aviação Naval e do Batalhão de Engenharia do Corpo de Fuzileiros Navais, concluiu a recuperação e a montagem do Sistema Ótico de Pouso na área externa do Museu Aeronaval, no dia 25 de março de 2022.
O Sistema Ótico de Pouso é um sistema utilizado a bordo dos Porta-aviões para orientar a trajetória de aproximação para pouso das aeronaves de interceptação e ataque. Foi desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial e consiste em uma fileira horizontal de luzes verdes, usadas como referência, e uma coluna de luzes verticais, as quais sinalizam se a aeronave está muito alta, muito baixa, ou na altitude correta, enquanto o piloto se aproxima do convés do porta-aviões. Além dessas, existem outras luzes que são utilizadas para indicar manobras ao piloto, tais como o cancelamento do pouso e a arremetida.
O transporte do Sistema Ótico de Pouso contou com o apoio do Batalhão de Engenharia do Corpo de Fuzileiros Navais, que apoiou com um caminhão tipo Munck, com capacidade de 10 toneladas.
Fonte: Marinha do Brasil
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO