Notícias do Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. O 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), em coordenação a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia (PNSPA), realizou Evacuação Aeromédica (EVAM) de um militar tripulante do Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia (G-25) no dia 18 de Março de 2022.
O militar apresentava fortes dores na coxa e foi resgatado do Navio pela aeronave SH-16 (Seahawk). Ao pousar na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, o militar foi prontamente atendido pela equipe de saúde da PNSPA onde foram prestados os primeiros socorros e diagnosticado uma Celulite Infecciosa.
Logo após o atendimento e estabilização do quadro clínico o militar foi transferido para o Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) para dar início ao tratamento adequado.
CIAAN conduz qualificação das Equipes de Manobra e Crache
O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) realizou a qualificação das Equipes de Manobra e Crache dos navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (ComGptNavSE) e do Navio de Socorro Submarino Guilhobel (NSSBEL), com o apoio da aeronave IH-6B, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1), no dia 15 de março de 2022, a bordo do Navio-Patrulha Oceânico “APA” (P-121).
Durante as atividades aéreas, foram conduzidos exercícios de pouso e decolagem, Pick-up – carga interna à aeronave, VERTREP – transporte de carga externa à aeronave, e crache. A qualificação das equipes a bordo de navio, após a realização do Curso Expedito de Equipe de Manobra de Helicópteros e Crache a Bordo (C-EXP-EQMAN-A), é um dos requisitos necessários para que as equipes estejam aptas a realizarem com segurança as atividades ligadas às operações aéreas.
Oficiais Alunos do CAAVO concluem Instrução de Salto de Emergência na Academia da Força Aérea
Dez Oficiais Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO) T-1/2022 concluíram a Instrução de Salto de Emergência (ISE) 2022 na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga – SP. Após uma semana treinamento, os Oficiais Alunos do CAAVO T-1/2022 realizaram o referido salto a partir da aeronave C-105, “Amazonas” da Força Aérea Brasileira (FAB).
O salto é pré-requisito para a realização do Estágio Primário de Aviação (EPAv), em que os Oficiais Alunos realizarão voo na aeronave T-25 “Universal”, no 2º Esquadrão de Instrução Aérea, na AFA, e permitiu a interoperabilidade entre militares da Marinha e da FAB.
A instrução e o salto foram coordenados pelos militares instrutores do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), conhecido como PARA-SAR, sediado na ALA-5, em Campo Grande-MS.
Dentre os Oficiais Alunos que realizarão o EPAv, dois serão selecionados no ano seguinte para o Estágio Básico de Asa Fixa no avião T-27 (EBAF) visando a continuidade na formação de Aviadores Navais habilitados em Asa Fixa.
1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução realizou Inspeção Naval em apoio à Operação Furacão III
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) realizou Inspeção Naval em apoio à Operação Furacão III, conduzida pela Delegacia da Capitania dos Portos em Vitória, abrangendo os litorais Sul e Norte do Espírito Santo entre os dias 18 e 20 de março. A Inspeção se desenvolveu entre as regiões do Farol da Ilha do Francês, no Município de Miúma-ES e Barra Seca, no município de Linhares-ES, passando por outros faróis do Estado, além do Porto de Tubarão, na Capital.
As ações tinham como objetivo a fiscalização de pisciculturas nas margens das praias do litoral, além de contribuir com a Segurança do Tráfego Aquaviário, bem como a salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição hídrica nas áreas de responsabilidade do Comando do 1° Distrito Naval (Com1°DN).
Fonte: COMFORAERNAV
@FFO